Análise Microbiológica fezes gato

Páginas: 8 (1895 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Análise microbiológica de amostra clínica de fezes de gato doméstico (Felis silvestres catus)
Catarina Craveiro1
1 Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Introdução
O tracto gastrointestinal dos animais contém vários microrganismos, a que se dá o nome de microbiota gastrointestinal. No intestino delgado existem, pelo menos, bactérias de cinco Filos, sendo os principais Firmicutes eBacteroidetes. O intestino grosso apresenta o grupo mais abundante e diverso de microrganismos, sendo as mais comuns as chamadas Enterobactérias (Garcia-Mazcorroa JF & Minamotob Y 2013).
Enterobactérias (Família: Enterobacteriaceae) são bactérias Gram negativas, anaeróbias facultativas e são encontradas no tracto intestinal e fezes de animais e seres humanos. Devido às suas característicasmorfológicas serem idênticas são feitos testes bioquímicos, como catalase e oxidase, porém estes testes não são suficientes para identificar a espécie. Estes testes bioquímicos são posteriores a testes de morfologia, mobilidade e de crescimento em meios nutritivos. Dado à ineficácia dos testes de catalase e oxidase na identificação da espécie é necessário recorrer a outro sistema de identificaçãobioquímico, o API 20E (Prescoot 2002).
Em felinos, Bacteroides, Clostridium, Lactobaccillus, Bifidobacterium spp e Enterobacteriaceae são os grupos predominantes presentes no intestino (Suchodolski 2011).
Citrobacter freundii foi identificada em 1932 (Wang JT et al 2000) pertence à família Enterobacteriaceae, e pode ser encontrada na microbiota intestinal de humanos, animais e organismos aquáticos (PHAC,2011). Esta bactéria pode colonizar a cavidade oral, o tracto gastrointestinal ou respiratório. Organismos infectados com C.freundii, se não receberem tratamento podem contrair uma infecção mais grave, como bacteriemia ou infeção do sistema nervoso central (Somanis et al 1987).
Materiais e Métodos
Dia 0
Amostragem
Amostra fecal de gato doméstico recolhido 1 hora antes da análise microbiológica.Propagação
Foi realizada propagação em meio Agár Sangue (COS), meio MacConkey (MK), estas duas por sementeira em estria, em meio Brain Heart Infusion Brouth (BHIB), em sementeira por incorporação e por último em meio Streptococci Selective Agar (SCS), em sementeira por estria. O meio SCS foi mantido em condições de anaerobiose, com utilização da jarra de anaerobiose, um indicador de atmosfera eum criador de atmosfera de anaerobiose, a 37ºC durante 48h. Os restantes foram mantidos em condições aeróbias, a 37ºC durante 24h.
Dia 1
Observação
Descrição do aspecto morfológico das colónias nos meios COS, MK e SCS. Descrição do crescimento bacteriano em meio BHIB.
Coloração de Gram
Foi realizada uma coloração de Gram das culturas mistas em meio COS seguida de uma observação aomicroscópio óptico, registando o seu aspecto morfológico (bastonetes/cocos e características de coloração Gram (+/-)).
Isolamento
Fez-se um isolamento por estria de meio sólido MK em meio sólido COS.

Dia 2
Observação
Observação da cultura isolada em meio COS com registo de aspectos morfológicos das colónias.
Coloração Gram
Retirou-se uma porção de cultura da zona de crescimento confluente seguidade uma coloração de Gram e observação em microscópio óptico com registo morfológico da cultura (colónias puras/mistas e bactérias Gram -/+).
Testes oxidase e Catalase
Os testes de oxidase e catalase foram realizados em culturas puras com bacilos Gram negativos.
API 20E
Seguiu-se o método de identificação API 20 E para resultados de culturas puras, Gram negativos e oxidases negativos, tendoneste caso ser utilizado a colónias de cultura do meio MK. A galeria de identificação foi inoculada de acordo com as instruções do fabricante (condições aeróbias a 37ºC durante 24h).
Dia 3
Teste de Sensibilidade a Antibióticos (TSA)
Foi realizada uma suspensão 0.5 Macfarland seguido de sementeira por espalhamento à superfície em meio Mueller Hinton Agar (MHA). Foram colocados os discos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Microbiológica de fezes de iguana
  • Analises microbiologicas
  • analise microbiologica
  • análise microbiologica
  • Análise microbiológica
  • Análises microbiológicas
  • Análise microbiológica
  • Analises Microbiologicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!