Análise macroeconomica

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |


Disciplina: Análise Macroeconômica
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Silvia Natalia Barbosa Back
Nome do aluno: Gabriela Lira Klaes
Data: 24/10/2012

Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Por meio dos estudos efetuados em nossa disciplina, conhecemos a contabilidade social, sua importância e objetividade para o entendimento da situação econômica de um país. 

Neste contexto,considere a seguinte definição de Contabilidade Social: 

“É uma técnica, similar às dos sistemas de contabilidade convencional, com o propósito de apresentar informações sintetizadas, cifradas em unidades monetárias, a respeito dos vários tipos de transações econômicas ocorridas em um determinado período de tempo, entre os diversos agentes produtivos participantes do sistemaeconômico de um país.” (Rosseti, 1997. Pág. 43)

Utilizando-se da definição apresentada, justifique, fundamentando sua resposta, por que as seguintes expressões são utilizadas para a apresentação desta definição: (2,5 pontos)

a) É uma técnica, não uma ciência;
De forma geral, é definida como uma técnica de registro e de mensuração de um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidaspela Ciência Econômica.

b) É similar, não diretamente derivadas da contabilidade convencional e seus sistemas;
É similar às dos sistemas convencionais de contabilidade, que se propõe a apresentar uma síntese de informações, cifradas em unidades monetárias, sobre os vários tipos de transações econômicas que se verificaram, em determinado período de tempo, entre os diversos setores e agentes dosistema econômico de um país.

c) É uma síntese de informações, não detalhadas e não são apresentadas de forma pormenorizadas;
Uma síntese de informações excessivamente analíticas e pormenorizadas. Os sistemas usuais da contabilidade Social têm, em comum, a característica de não se preocuparem com o excessivo detalhamento das transações econômicas verificadas em determinado país.

d) Seus dadossão apresentados em unidades monetárias e não outras unidades de medidas;
Unidades monetárias são valores expressos em outras unidades de medida. Um dos motivos pelos quais a Contabilidade Social é entendida como forma especial de estatística econômica decorrente da única unidade de medida que se aplica sobre dados primários: a monetária.

e) Transações econômicas e não situações econômicas.Transações econômicas, a Contabilidade Social não revela a situação econômica ou patrimonial dos diferentes tipos de agentes que transacionam em determinado país em um dado momento.

2. A partir de seus estudos sobre Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas. (2,5 pontos – 0,50 PONTOS CADA ITEM)

a)(F)A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos de forma individual. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico dividido por setores.

Macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamentodo sistema econômico como um todo. 

b)(V) Do ponto vista econômico, a formação de estoques na economia significa investimento, o que nos leva à igualdade fundamental da macroeconomia, de que Poupança (S) é igual a Investimento (I)

c)(F ) O nível de emprego e estabilidade de preço não são questões conjunturais, não têm dependência entre si, o sucesso de uma não depende do sucesso de outra,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise macroeconomica
  • Analise macroeconomica
  • Analise macroeconomica
  • Análise macroeconômica
  • Análise Macroeconômica
  • Analise macroeconomica
  • Análise macroeconômica
  • Analise macroeconomica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!