Análise livro macunaíma

Páginas: 16 (3880 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
Resumo da obra: Macunaíma (rapsódia)
Mário de Andrade

Cap.I - MACUNAÍMA

- > Relata o nascimento de Macunaíma - herói de nossa gente - "preto retinto, filho do medo na noite", nascido de uma índia tapanhumas, à margem do Uraricoera, em plena floresta amazônica.
- > Macunaíma aprende tardiamente a falar, mas, quando o faz (com 6 anos ao lhe darem água no chocoalho), tem pronto o seu bordão:"Ai, que preguiça!..."
- > Tinha dois irmãos, Jiguê e Maanape, um velhinho feiticeiro.
- > A diversão de Macunaíma era decepar cabeças de saúva e tomar banho nu junto com a família e as cunhãs, cujas partes íntimas agradavam muito ao herói; enquanto "guspia" na cara dos machos.
- > À noite, de cima de sua rede onde dormia, mijava quente na velha mãe, sonhando imoralidades e dando coices no ar.- > A companheira de Jiguê, Sofará, ajudava a cuidar de Macunaíma, levando-o ao mato para passear, mas chegando lá, ele se transformava em um lindo príncipe lindo, (iniciando um processo constante de metamorfoses que irão ocorrer ao longo da narrativa: índio negro, vira branco, inseto, peixe e até mesmo um pato, dependendo das circunstâncias) e "brincava" muito com ela.
- > Quando Jiguê chegavaà maloca e encontrava o serviço por fazer, catava os carrapatos dela e dava-lhe uma grande surra, a qual recebia calada.
- > Macunaíma conseguiu capturar uma anta quando estava no mato com Sofará. Neste dia, a cunhã se transformou em uma onça suçuarana e "brincou" violentamente com o herói.
- > Foram assistidos por Jiguê. Este, deu uma surra no herói, levando Sofará de volta ao pai.
- > "Oberreiro foi tão grande que encurtou o tamanho da noite e os pássaros caíram de susto e transformaram em pedras."

Cap.II - MAIORIDADE

- > Jiguê arranja uma companheira nova, Iriqui, que trazia escondido um ratão na maçaroca dos cabelos.
- > Falta o que comer na maloca e, para se divertir às custas dos manos, Macunaíma mente que tem timbó no rio, assim eles passam o dia todo procurando timbó,enquanto o herói afirma que timbó já tinha sido gente um dia... Os irmãos pensam o quanto ele é inteligente.
- > Como eles estavam passando fome, Macunaíma faz uma mágica para a mãe, levando-a para o outro lado do rio, onde havia fartura de caça e frutas, mas ao perceber que a mãe pretende levar alimentos para os outros, transporta-a de volta, sem nada.
- > Com raiva, a velha leva-o para oCafundó do Judas, abandonando-o, onde não poderia crescer nunca mais;
- > Lá, ele encontrou Currupira, o qual cortou um pedaço da perna e deu para Macunaíma comer, intencionando devorá-lo depois. Maliciosamente, o Curupira ensina-lhe um caminho errado que Macunaíma, por preguiça, não seguiu.
- > Macunaíma foge, enquanto Currupira chama pelo pedaço de sua perna que lhe responde: "O que foi?".
- > Paranão ser encontrado, Macunaíma como lama e vomita o pedaço de carne e some.
- > Uma cotia derrama-lhe uma poção mágica que o faz crescer, atingindo o “tamanho dum homem taludo”. Contudo, assustado, desvia, e a cabeça do herói não é atingida pela magia, ficando com cara de piá.
- > Chegando à maloca, fica sozinho com Iriqui e "brinca" com ela, tornando-se seu companheiro. Em uma caçada, persegueuma viada, matando-a, ao chegar perto desmaia: a viada era sua velha mãe!
- > "Então Macunaíma deu a mão para Iriqui, Iriqui deu a mão pra Maanape, Maanape deu a mão pra Jiguê e os quatro partiram por esse mundo"

Cap. III - CI, A MÃE DO MATO

- > Um dia encontrou Ci dormindo no mato e quis "brincar" com ela, porém a cunhã defendeu-se violentamente, os manos precisaram acudi-lo, pois Ci oestava quase matando.
- > Depois de uma paulada na cabeça, ela desmaiou e o herói pôde "brincar" com a mãe do mato.
- > Agora virara Imperador do Mato Virgem, por isso muitas jandaias, araras, tuins, coricas, periquitos etc, vieram saudar Macunaíma.
- > Passara agora a viver com Ci, por quem se apaixonara depois de com ela "brincar" em uma rede trançada por ela com os próprios cabelos. Depois de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do Livro Macunaíma
  • Análise literária do livro macunaíma
  • Análise literária do livro Macunaíma
  • Análise literária livro: macunaíma
  • Análise do Livro Macunaíma
  • Macunaíma livro
  • Livro Macunaíma
  • Livro : macunaíma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!