Análise livro criando meninas

Páginas: 9 (2186 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Universidade de Marília

UNIMAR













Análise crítica sobre o livro ‘Criando Meninas’ – Gisela Preuschoff











Trabalho apresentado à Disciplina

Psicologia do Desenvolvimento I

Profa. Nádia

Estudante: Anete Maria Francisco

RA 155.055-6









MARÍLIA
2010
Análise crítica sobre o livro ‘Criando Meninas’ – Gisela Preuschoff


1ªFrase:
“Meninas nem sempre são calmas, boas e meigas, assim como os meninos não são automaticamente corajosos, ativos e inteligentes. Cada criança é única e tem personalidade própria, além das influências que recebe do ambiente.” [Cap. 1; pag. 16].

A criança é um ser único e singular que apresenta potencialidades de vir-a-ser e limitações em não ser durante a vivência de seu processo decrescimento e desenvolvimento. A infância representa um momento especial na formação do ser humano, pois é quando ele se percebe no mundo, passa a interagir com outros indivíduos, descobre suas capacidades, vivencia algumas vulnerabilidades, experiencia dificuldades e aprende a constituir-se como ser (SCHAURICH et al., 2007).
A criança vivencia durante seu crescimento e desenvolvimento,inúmeras situações que lhe permitem experimentar o mundo à sua volta. Interage, cresce e desenvolve habilidades e conhecimentos que lhe proporcionam fazer parte e viver no ambiente em que está inserida, ao interagir com as pessoas que a cerca. Desta forma, meninos e meninas tornam-se um ser único, dotado de identidade e singularidade que possui desejos, afetos e desafetos, descobertos e experienciadosem sua pequena caminhada, mas que são parte de si, fazendo-a diferente das outras pessoas que convive, o que caracteriza a sua subjetividade (PERSEGONA, 2008).
Quando consideramos um indivíduo único as suas características parecem estar relacionadas a uma combinação entre hereditariedade e experiência/ambiente. Por exemplo, embora a inteligência apresente um forte componente hereditário, aestimulação dos pais, a educação, a influência dos amigos e outras variáveis também podem afetá-la. Muitas características variam dentro desse limite sob diversas condições hereditárias e ambientais. Assim, muitos comportamentos físicos, como sentar, engatinhar, andar, dependem da maturação da criança. Entretanto, comportamentos psicossociais e intelectuais, como a cognição e a personalidade,parecem estar mais sujeitos a variações ambientais como: o tipo de família que educa a criança, a escola que ela frequenta, as pessoas com quem ela convive.
Embora meninos e meninas apresentem padrões de desenvolvimento semelhantes cada um deles irá desenvolver uma personalidade única e distinta fazendo com que cada um tenha emoções, pensamento e comportamentos próprios. Portanto, será apartir dessa personalidade construída e desenvolvida da interação da hereditariedade com o ambiente que teremos as características de meninos e meninas como ser único e individual, não podendo rotulá-los como se todos fossem ser iguais.

Referências:
PERSEGONA, K.R. A relação intersubjetiva do enfermeiro e criança com dor pós-operatória. 2008. 97f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado emEnfermagem, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

SCHAURICH, D.; MEDEIROS, H. M. F.; MOTTA, M. G. C. Vulnerabilidades do viver de crianças com AIDS. Rev. Enferm. UERJ, v. 15, n. 2, p. 284-90, 2007.

2ª Frase:
“O comportamento feminino não é de todo herdado dos antepassados. É também aprendido, já que vivemos em uma sociedade em que as relações entre os sexos estão firmementeestabelecidas.” [Cap. 1; pag. 24]

Ser do sexo masculino ou feminino afeta a aparência da pessoa, ocmo ela se movimenta, como ela trabalha, brinca e se veste. Influencia o que ela pensa de si mesma e o que os outros pensam dela. Essas e outras características estão incluídas na palavra gênero: que significa ser do sexo masculino ou do sexo feminino. Vários estudos mostram que não há diferença entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise critica do livro criando meninas
  • Análise do livro a menina que roubava livros
  • Análise do livro A menina que roubava livros
  • Analise critica do livro criando meninos
  • Analise reflexiva livro a menina do vale
  • criando meninas
  • CRIANDO MENINAS
  • Análise crítica do filme ''a menina que roubava livros"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!