Análise Literária

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Análise Literária: O Primo Basílio

1-Nome da obra e do autor: O Primo Basílio escrito por Eça de Queirós

2-Estudo biobibliográfico do autor: Nome Completo: José Maria de Eça de Queirós Nascimento: 25 de novembro de 1845 Morte: 16 de agosto de 1900Nascionalidade: Portugal Ocupação: Romancista, contista
3-Características físicas e psicólogicas do personagens: Jorge - é engenheiro e trabalha no Ministério das Obras Públicas. Bonito, tem a barba curta, muito fina e frisada
Luísa - moça loira, tem olhos castanhos. Sua vida é muito vazia e torna-se umamulher fútil. 
Basílio - é primo de Luísa e foi seu namorado, em tempos anteriores. Pedante, convencido, é cínico demais, aventureiro, conquistador. Os cabelos são pretos e anelados, mas já apresentam alguns fios brancos. 
Sebastião - é um amigo íntimo de Jorge. É a única figura realmente boa e decente, dentre os que frequentam a casa de Jorge e Luísa.
Julião - é um parente afastado de Jorge.Fala mal de tudo e de todos
Acácio - é aparentemente sério, excessivamente moralista, contudo mantém relações sexuais com sua empregada.
Ernestinho: é primo de Jorge. Seu sobrenome, Ledesma, dá-lhe um ar ridículo, de lesma pegajosa. É pequeno, pálido, romântico, escreve seguindo o interesse do público.
Juliana - personagem de peso, a mais complexa e elaborada de toda a obra, ela impressiona porsua vida interior. Magra, feia, solteirona, virgem, empregada há muitos anos, sente-se desesperada ao perceber que não terá meios para deixar essa condição de vida. 
4-Análise do tempo e cenário: Acontece em Lisboa, no século XIX.
5-Vocabulário de algumas palavras desconhecidas: Não houve palavras desconhecidas.
6- Resumo da história:
Jorge abre acarta. Nela, Basílio relembra os bons momentos passados no Paraíso. Quando a esposa melhora, Jorge lhe mostra
a carta de Basílio. Luísa sofre um choque e, alguns dias depois, morre. Jorge e Luísa formam um jovem casal pertencente à burguesia de Lisboa. Convivem com um círculo de amizades formado, entre outros, pelo Conselheiro Acácio, homem apegado a convenções sociais; Dona Felicidade, quenutre uma ardente paixão por ele; e Sebastião, o melhor amigo de Jorge.  
Jorge parte para uma viagem de trabalho. Durante sua ausência, Luísa recebe a visita de um antigo namorado de juventude, seu primo Basílio, residente em Paris. Admirado com a beleza da moça, Basílio envolve Luísa em um jogo de sedução, que faz com que ela se imagine vivendo uma das aventuras amorosas de suas leiturasromânticas. Eles se tornam amantes, passando a trocar bilhetes e cartas de amor. Luísa encontra estímulo na amiga Leopoldina, mulher casada, colecionadora de casos extraconjugais. Toda a movimentação da casa é observada pela governanta Juliana, sempre às voltas com planos de enriquecimento rápido.  
Para escapar das desconfianças dos vizinhos, o casal de amantes passa a se encontrar em um quarto alugado nossubúrbios de Lisboa. A despeito da decrepitude decadente do lugar, chamam-no de Paraíso. Ali, vivem tórridas cenas de amor. Com o tempo, Luísa percebe um esfriamento na paixão de Basílio, que passa a lhe tratar com certo desprezo.  
Juliana se apodera de algumas cartas trocadas entre os amantes e passa a chantagear a patroa. Luísa expõe um plano de fuga a Basílio, mas este se recusa a segui-lo eretorna a Paris. 
Jorge chega da viagem e Luísa continua a sofrer o assédio de Juliana, que exige uma grande quantia em dinheiro para devolver-lhe as cartas. Para conter seus ímpetos, Luísa se vê obrigada a conceder à empregada uma série de privilégios: presenteia-lhe com seus vestidos, deixa seu quarto mais confortável e chega até mesmo a substituí-la em alguns serviços domésticos, sempre às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE LITERARIA
  • Analise literária
  • Análise literária
  • Analise literaria/
  • Analise literaria
  • Análise literária
  • Análise Literária
  • Análise literária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!