Análise/interpretação de contos do romantismo português

Páginas: 15 (3662 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
Introdução

Inicio com uma breve apresentação e comentário a respeito do Romantismo, movimento literário que teve seus primórdios na Europa, mais precisamente na Alemanha, França e Inglaterra, por volta do século XIX. O Romantismo nasce da necessidade do povo europeu se expressar de forma diferente, de evidenciar novos valores e novas ideais, ou seja, de se opor ao clássico, por isso diz-seser um movimento de vanguarda que rompe com o clássico. Mas por que essa necessidade de se expressar de outra forma? Simples. O público com acesso a leitura agora é outro, o burguês, o trabalhador, agora também tem vez na sociedade, e é basicamente para ele, para essa nova demanda que o romantismo se faz.
As revoluções burguesas (Revolução Francesa e Revolução Industrial) diversificam o perfildo povo europeu no começo do século XIX. As produções não eram mais apenas para as cortes e os palácios, mas sim para um público mais abrangente, mais heterogênio. Um fator relevante que fez com que os textos românticos pudessem se popularizar foi a impressa, que de forma geral aumentava a cada dia. As tiragens dos jornais, veículos onde alguns textos românticos eram publicados, só faziamaumentar. Cada país no qual o movimento romântico atingiu com mais intensidade teve suas características peculiares, embora algumas ilustrassem bem o romantismo de forma geral. Sobre o movimento romântico inglês fala Saraiva e Lopes:

A Inglaterra ofecere assim, desde muito cedo, uma literatura com características anunciadoras do Romantismo. O teatro de Shakespeare, as obras inspiradas na leituraquotidiana da Bíblia e, já no século XVIII, o romance inglês (Swift, Defoe, Richardson, Fielding, Sterne etc.) contam-se entre as principais fontes e afluentes do movimento romântico do século XIX. (SARAIVA E LOPES, 2001: 656 )

O esquecimento da mitologia; uma linguagem mais popular em vez da erudição e da formalidade clássica; o retorno aos tempos medievais; a busca de uma identidade nacionalatravés da valorização do seu país; uma mistura de gêneros (muitos deles criados ou atualizados/modificados no próprio romantismo); certo exagero sentimental: o romântico volta para si, para os conflitos internos e individuais; o fantástico em oposição ao bucólico; essas são algumas características que são encontradas em menor ou maior grau nos mais diversos movimentos românticos.ROMANTISMO EM PORTUGAL


Apesar de o primeiro suspiro romântico português ser em 1825 com o poema “Camões”, de Almeida Garrett, que apesar de ainda conter traços clássicos já abarca aspectos dessa nova escola, é preferível dizer que o movimento só veio a se estabelecer de fato em 1836 com a consolidação da revolução liberal que trouxe algumas ideias românticas vindas da França e da Inglaterra.
Noinício do século XIX, Portugal está em crise, a França ameaça invadir o país caso ele tivesse relações comercais com a Inglaterra. Portugal desobedeceu a essa ordem, e na certeza de uma invasão, a família real fugiu para o Brasil. Inglaterra e Brasil reforçam a parceria comercial, o que faz com que Portugal tenha que buscar outras formas de lucro, o país tentou investir na terra, mas de início nãoobteve sucesso, pois a estrutura ainda era feudal e dava grande parte dos direitos sobre a terra ao clero e aos senhores feudais. Isso só mudou com a alteração das leis que aboliam os direitos senhoriais e confiscavam os bens da igreja.
A partir disso, os jovens portugueses voltam a sua terra e sentem a necessidade de se reencontrar enquanto pátria, de afirmar uma identidade Portuguesa. E é essesentimento que perpassa os autores da primeira geração romântica portuguesa. O romantismo português é dividido em três momentos: o primeiro é dedicado reconstituição do passado para construção de uma identidade nacional. Patriotismo e nacionalismo são palavras de ordem dessa época, que tem como principais representantes Alexandre Herculano e Almeida Garrett; o segundo momento é chamado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo Portugues
  • Romantismo, portugues
  • Romantismo Português
  • CONTO PORTUGUES
  • Romantismo Portugues
  • Conto de Português
  • Conto portugues
  • Português- contos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!