Análise historico-filmica "caramuru- a invenção do brasil"

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2011
FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAGUÁ

ANÁLISE HISTÓRICO-FÍLMICA
CARAMURU – A INVENÇÃO DO BRASIL

PARANAGUÁ
2011

HERBERT PADOVANI
JULIANA COSTA

ANÁLISE HISTÓRICO-FÍLMICA
CARAMURU – A INVENÇÃO DO BRASIL

PARANAGUÁ
2011

SUMÁRIO

Ficha Técnica e Enredo do Filme 04
Análise Histórico-Fílmica 05
Anacronismos, Excessos e Carências do Filme 06Referências Bibliográficas..........................................................................................08

Ficha Técnica e Enredo do Filme
A produção cinematográfica Caramuru – A Invenção do Brasil foi lançada no ano de 2001, tendo como diretor Guel Arraes, lançada pelo estúdio Globo Filmes, e distribuída pela Columbia Tristar. O roteiro do filme foi escrito por Guel Arraes e JorgeFurtado. O filme foi uma adaptação da minissérie A invenção do Brasil exibida pela Rede Globo de Televisão no ano 2000. Foi a segunda minissérie a receber uma versão para o cinema, a primeira foi O Auto da Compadecida.
As cenas onde aparece o castelo, o mosteiro e o palácio foram feitas em Portugal, enquanto as cenas na terra de além-mar foram filmadas no litoral do estado de São Paulo.O filme se passa no período de 1500, período marcado pelo aperfeiçoamento das tecnologias de navegação dos europeus, e também na questão da cartografia.
Com a necessidade da elaboração de mapas para começar a descoberta de novos mundos, Diogo Álvares (Selton Mello), um jovem pintor que foi proibido de exercer seu ofício por Vasco de Athayde (Luís Mello), pois pintou sua futura noiva maisbonita do que realmente ela era. Foi então contratado para fazer desenhos no mapa que seria utilizado na expedição de Pedro Álvares Cabral para as Índias, mas acaba sendo enganado por Isabelle (Débora Bloch) que queria uma cópia do mapa para entregar a Vasco de Athayde. Por ter tirado o mapa da Cartografia Real Diogo é então degredado para a África, partindo na expedição que iria para as Índias.Durante uma forte tempestade em alto mar, o navio acaba naufragando, Diogo e Vasco acabam chegando à terra que viria a ser o Brasil.
Diogo tem o primeiro contato com os índios, que acabam o deixando fugir, pois viram a chegada de vários navios. O contato mais próximo com um nativo é quando conhece Paraguaçu (Camila Pitanga). Diogo passa então a viver com índios, retratando-os em seus quadros,nessas pinturas conhece Moema (Déborah Secco), irmã de Paraguaçu, com quem acaba tendo um relacionamento amoroso também.
Após um episódio com uma arma de fogo, Diogo é nomeado por Itaparica (Tonico Pereira), chefe dos Tupinambás, como Caramuru, Cacique dos Tupinambás.
O relacionamento entre Diogo, Paraguaçu e Moema persiste até a chegada de Vasco de Athayde, que propõe a Diogo queviaje até a França, para que discuta com o rei francês sobre a exclusividade comércio entre os países. Diogo então decide que não irá levar nenhuma das duas consigo.
Quando estava a zarpar o barco, Paraguaçu e Moema tentam nadas atrás dele, mas apenas a primeira consegue embarcar.
Chegando a França, Diogo reencontra-se com Isabelle, com quem decide se casar, para firmar o acordo entrea França e a Terra dos Papagaios.
Paraguaçu convence Isabelle a não casar com Diogo, e sim ser sua amante, ela acaba aceitando por acreditar que havia ouro no que viria a ser o Brasil. Ela acaba sendo presa e não viaja com Diogo e Paraguaçu, que retornam, e Caramuru reinou por mais de 50 anos entre os Tupinambás.

Análise Histórico-fílmica
Partindo do título da obra a seranalisada, “Caramuru - A invenção do Brasil” abrem-se, inúmeras possibilidades a cerca da questão do conceito invenção. Segundo o Dicionário Silveira Bueno (2009), invenção significa revelação de coisa que não existia, mesmo que criar. O fato descrito no filme então pode ser analisado como uma crítica a criação de uma visão sobre o colonizado. Uma vertente da História, forjada, como sendo a História do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caramuru A Invenção do Brasil
  • Resenha do filme "Caramuru: A invenção do Brasil"
  • QUESTÕES A RESPEITO DO FILME CARAMURU: A INVENÇÃO DO BRASIL
  • analise filmica
  • Análise fílmica
  • ANÁLISE FÍLMICA
  • Analise filmica
  • Analise filmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!