Análise gravimétrica

Páginas: 10 (2359 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
Relatório

De

Análise Gravimétrica






Professor: Marcio Pozzobon Pedroso
Disciplina: Química analítica II experimental GQI-110
Aluno: Amanda Carolina Souza
Matrícula: 201110738
Curso: Química




Universidade Federal de lavras
10/12/2012
Introdução


Métodos gravimétricos são métodos quantitativos, usados para determinar a massa de um composto puro queestá quimicamente relacionado com o analito1. As determinações gravimétricas transformam um elemento, íon ou radical em um composto puro e estável2.
Na análise gravimétrica a massa do produto obtido em processo químico é o que interessa para calcular a quantidade do reagente inicial, ou seja, a espécie que está sendo analisada, assim se mede a massa inicial do reagente e a massa final doproduto obtido3.
Existem vários métodos gravimétricos são eles: gravimetria por precipitação onde o analito é separado por precipitação e convertido a uma espécie de composição conhecida a ser pesada; gravimetria de volatilização em que o analito é convertido em um gás e o peso do gás é usado para determinar a concentração do mesmo; eletrogravimetria consiste na decomposição do analito a umeletrodo por uma corrente elétrica sendo que a massa do eletrodo fornece a concentração do analito; titulação gravimétrica onde a massa do reagente, de concentração conhecida, reage completamente com o analito, para determinar a sua concentração e por ultimo a espectrometria de massa que emprega um espectrômetro de massas4.
Na analise gravimétrica por precipitação o analito é separado da amostrapor precipitação formando um sal pouco solúvel, este por sua vez é filtrado, lavado a fim de retirar as impurezas, convertido a um composto de composição química conhecida por meio de um tratamento térmico adequado e pesado4.
Para realizar uma analise gravimétrica por precipitação o agente precipitante deve ter algumas peculiaridades como reagir especificamente ou pelo menos ser seletivocom o analito, isto é ele deve precipitar apenas o analito na amostra e mais nenhum outro composto; é ideal também que o reagente forme com o analito produtos que sejam fáceis de ser filtrado para evitar que parte do analito na forma precipitada passe pelo papel filtro no momento da filtração e lavagem; solubilidade bem baixa para que ele não solubilize com mudança de PH durante a lavagem oudiluições que acontecem no decorrer dos processos gravimétricos; não ser reativo com os constituintes da atmosfera para que a sua composição química não seja alterada; resistente a temperaturas, pois para retirar as águas de hidratação do precipitado é necessário que este seja submetido a altas temperaturas e que tenha composição química conhecida após sua secagem4.
A primeira etapa da analisegravimétrica é a precipitação para separação do analito, quando se adiciona o agente precipitante, durante o processo de cristalização do precipitado ocorre à nucleação e o crescimento do cristal em forma de competição. Na nucleação as moléculas se unem formando pequenos agregados de precipitados e no crescimento do cristal estes núcleos formados se agregam formando cristais de maiores tamanhos. Assimem uma solução onde soluto está em grande quantidade e a solução é supersaturada tende a ocorrer nucleação mais depressa do que o crescimento do cristal, o resultado é a formação de um coloide que dificulta a filtração do precipitado3.
Para favorecer o crescimento do cristal é necessário que o soluto esteja em menor concentração e que a solução seja pouco supersaturada, assim o núcleo tema chance de se desenvolver em partículas maiores, facilitando a filtração. Também é necessário que o agente precipitante seja adicionado lentamente e sob agitação, além disso, a solução deve estar diluída para que as concentrações da solução e do precipitante sejam baixas3.
Outra forma de se obter um melhor crescimento de cristais e menor nucleação é a precipitação homogênea, onde o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Gravimétrica:
  • Análise gravimétrica
  • ANÁLISE GRAVIMÉTRICA
  • Analise gravimétrica
  • Análise Gravimétrica
  • ANÁLISE GRAVIMÉTRICA
  • Analise gravimetrica
  • Analise Gravimetrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!