Análise Financeira

Páginas: 25 (6044 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014

HISTÓRIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E SUA EVOLUÇÃO

A necessidade de gerar e até mesmo analisar as demonstrações financeiras de uma entidade surgiu desde o final do século XIX. As instituições financeiras tinham, e ainda tem um interesse ímpar na interpretação dos números das demonstrações, onde através desta, poderão liberar recursos através das transações financeiras, como Aquisiçãode Capital de Giro, Carta de Crédito, financiamentos de aquisição de bens. Inicialmente em 1895 eram aceitas declarações escritas e assinadas onde esboçavam os ativos e passivos das Entidades.

Há dez anos, poucos bancos exigiam que seus devedores assinassem declarações de seus negócios. Hoje o costume é bastante generalizado entre os banqueiros, embora ainda haja entidades bancárias quenão tem essa prática... mas notamos que os interessados relutam cada vez menos em fornecer tais declarações. (POST, 1906 apud MATARAZZO, 1998, p. 23)

Para a concessão de empréstimos, pelas entidades bancárias, as empresas se viram obrigadas a relatar, através dos dados numéricos de suas demonstrações contábeis, onde era retratado sua situação financeira.
Em 1915, nos Estados Unidos asdemonstrações financeiras praticamente passaram a ser obrigatórias como base para a concessão de crédito, para as operações de títulos negociados ou renegociação de dívidas.
Em 1919, Alexander Wall, considerado o pai da Análise de Balanços, demonstrou, juntamente com outros autores, um modelo de análise através de alguns números, denominados índices, com os quais eram feitas fórmulas matemáticas deavaliação das empresas, através de seus balanços.
A partir de 1931, também nos Estados Unidos os índices-padrão passaram a ser usados em diversos ramos de atividades, pois os métodos usados anteriormente eram de análises através de coeficientes. Foi proposto então a substituição desse método para o uso de índices que indicassem a variação dos números. É um método prático e logo foi muito aceito porser uma ferramenta de grande utilidade para os analistas.
No Brasil até 1968 a análise Financeira de Balanços era pouco utilizada. A partir desse ano foi criada a empresa SERASA, responsável por operar como uma entidade aglutinadora de informações, de onde as Entidades Financeiras podem se apoiar.

Por se exigir, de início, apenas o balanço para a análise é que se introduz a expressãoAnálise de Balanços, que perdura até nossos dias. Com o tempo, começou-se a exigir outras demonstrações para a análise e para a concessão de crédito, como a Demonstração do Resultado do Exercício;”(Marion, 2011, p.56)

O processo de analisar as informações obtidas nas Demonstrações contábeis, originalmente eram iniciadas e baseadas nos números extraídos do Balanço Patrimonial ena Demonstração de Resultados. No Balanço Patrimonial é evidenciado de um modo geral a situação patrimonial, econômica e financeira determinado período. Acompanhando o Balanço Patrimonial, temos a D.R.E (Demonstração de Resultado do Exercício) onde é constatado o resultado do período em questão, se foi lucro ou prejuízo. Entretanto a realidade da empresa não pode ser vista apenas por esses doisdemonstrativos. Há outras demonstrações que foram agregadas ao rol de instrumentos de grande utilidade para os analistas financeiros. Dentre outras, é destaque a D.F.C (Demonstração de Fluxo de Caixa), D.M.P.L (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido), D.V.A Demonstração de Valor Agregado ); e as Notas Explicativas. Através das informações obtidas desses relatórios é possível chegar a umaavaliação global e profunda proporcionando ao usuário interessado um diagnóstico para tomada de decisão.
A Análise financeira das Demonstrações se trata de um estudo dos dados gerados pelos resultados, pelos saldos extraídos das Demonstrações Contábeis de determinado período de uma entidade, onde é possível avaliar, analisar e entender a condição financeira, a estabilidade, a capacidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise financeira
  • Análises financeiras
  • Análise Financeira
  • Analise financeira
  • Analise financeira
  • Análise financeira
  • Analise financeira
  • Analise financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!