Análise filme mulholand drive, de david lynch

Páginas: 8 (1926 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
David Lynch’s
MULHOLLAND DRIVE

Uma análise

Abril de 2013


Resumo:
Depois de receber uma herança deixada por sua tia Ruth, Diane viaja para Los Angeles para tentar alavancar sua carreira de atriz. Certo dia, ela faz um teste para participar do filme A História de Sylvia North, mas é rejeitada pelo diretor da produção, Bob Rooker, que acaba escolhendo Camilla Rhodes para o papel-título.Porém, Diane e Camilla acabam se tornando amigas e, eventualmente, amantes - sendo que esta última, agora uma atriz de sucesso, freqüentemente arruma pequenas pontas para a namorada em seus filmes.
Durante as filmagens de seu novo projeto, Camilla se envolve com Adam Kesher, o diretor responsável pela empreitada (apesar de ser casado, ele logo se divorcia da esposa, alegando que ela o traíra como rapaz responsável por limpar a piscina, deixando-a sem direito a nada). Enciumada, Diane passa a brigar com Camilla - até que, certa noite, é convidada para uma festa na mansão de Kesher, sem saber que será obrigada a testemunhar o anúncio do casamento de sua namorada e o cineasta.
Sentindo-se humilhada, Diane decide contratar um assassino profissional para executar Camilla, pagando 50 mildólares pelo serviço. Depois de receber o dinheiro e pegar uma foto de sua vítima, o sujeito diz que Diane encontrará uma chave azul em seu apartamento quando tudo estiver terminado – e, de fato, logo a garota recebe o aviso de que sua ex-namorada está morta. No entanto, corroída pelo remorso, ela tem longos sonhos envolvendo Camilla e, mesmo quando acordada, não consegue parar de pensar no que fez.Torturada pelas lembranças e pela crueldade de seus atos, Diane finalmente comete suicídio.

Contexto: o sonho de Diane Sellwyn (Naomi Watts), a protagonista do filme. No sonho, existe uma culpa muito grande e a tentativa de encontrar uma “alternativa à atitude que ela tomou e que mudou uma vida”.
É estranho, pois ao mesmo tempo em que parece ser um sonho, parece um distúrbio de personalidade,pois ela vai controlando o sonho e sabemos que o sonho é incontrolável.

Indícios de que a história não passa de um sonho:
A primeira “pista” pode ser encontrada logo no início da projeção, quando vemos a câmera mergulhar em um imenso travesseiro (algo que é auto-explicativo: em câmera subjetiva, estamos vendo Diane/Betty ir se deitar). Além disso, certos diálogos presentes no roteiro fazemalusão ao caráter imaginário daquele universo, sendo que os exemplos mais óbvios são:
1. O apresentador do Clube Silêncio afirma que ali “tudo é uma ilusão”.
2. Quando resolve ligar para a polícia para sondar sobre o acidente ocorrido em Mulholland Drive (uma estrada), Betty diz: “Faremos como nos filmes: a gente finge ser outra pessoa”.
3. Quando telefona para Diane Selwyn, Betty diz:“É estranho ligar para si mesma”.
4. No momento em que Louise Bonner (a vizinha vidente) toca a campainha, a garota diz: “Meu nome é Betty”, ao que a outra responde: “Não, não é”.

Perfil/fatos da vida de Diane Sellwyn: uma pessoa atormentada por ter uma carreira de atriz frustrada, ter sido trocada pela pessoa amada e pela culpa por ter cometido um crime. Com peso na consciência, tenta revertero fato por meio de um sonho, no qual haverá pessoas personificando sua consciência, personalidade, etc.

Personagens-chave: 
- Diane Sellwyn, protagonista
- Camila Rhodes/Rita, amante e atriz bem sucedida que causa inveja e ciúmes em Diane S.
- Adam, diretor de Hollywood que vai se casar com Camila Rhodes

Símbolos:
- Chave azul: marca etapas da história
- Caixa azul: consciênciaPersonagens que podem ser/estão ligados ao inconsciente de Diane:
1. Dan. Ele estava no Winkie’s (Café) quando Diane contratou o assassino. Dan, no sonho, pode ser Diane, que conta que teve 2 sonhos idênticos naquele Winkie’s e que havia um homem atrás do Café que lhe dava medo. O homem é um mendigo aterrorizador que guardava a caixa (consciência dela). Parecia até um monstro, talvez fosse o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • david lynch
  • Ficha Analise do filme David Gale
  • Análise da Estética da Fotografia e da Iluminação do Filme Drive.
  • Biography david k. lynch
  • Análise sobre o filme "a vida de david gale"
  • Análise do filme: Clube da Luta
  • David lynch e seu estilo de dirigir
  • Relatório do filme drive j

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!