Análise filme graça e perdão

Páginas: 6 (1350 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Análise crítica do filme “Graça e Perdão”
O filme Graça e perdão é uma história verídica, sobre um crime bárbaro, que ocorreu na tranqüila e pequena comunidade Amish de Nickel Mines, na Pensilvânia, EUA.
Amish é um grupo religioso, que em nome de uma comunhão com Deus, prefere viver afastado do restante da sociedade. Eles possuem costumes conservadores, não têm eletricidade, selocomovem em carroças tracionadas por cavalos e fazem uso de lampiões como luz. Não gostam de serem fotografados porque segundo a Bíblia, um cristão não deve manter sua própria imagem gravada.
Inicialmente o filme mostra a vida nesta comunidade com muita harmonia, alegria e paz. O culto religioso é realizado voltado a Deus, sem a presença de altar. Eles pregam que é necessário viver nasimplicidade, longe das distrações do mundo, para que possam chegar ao céu.
Durante os cultos e refeições, homens e mulheres sentam-se em lados separados. Os homens e meninos usam chapéus e mulheres e meninas usam vestido comprido, prendem e usam um lenço nos cabelos como um sinal de simplicidade, uniformidade e de afastamento de sentimentos mundanos como vaidades, desejos, inveja, etc.
Emoutubro de 2006 um atirador entra na escola de Amish, faz reféns 10 meninas e pede que todos os meninos saiam da sala. Ele então comente um crime horrível que resulta na morte de cinco crianças, deixando outras cinco gravemente feridas. Elas tinham entre 6 e 14 anos. O atirador foi reconhecido depois como Charlie, o motorista do caminhão de leite que atendia a comunidade. Ele se suicidou logo apósa chacina, deixando mulher e filhos. Charlie deixou uma carta para esposa dizendo que como Deus havia levado a filhinha dele no mesmo dia que havia nascido, que ele iria se vingar matando outras meninas.
No mesmo dia da tragédia, membros da comunidade Amish, visitam a família de Charlie, para dizer que o perdoavam e que estavam dispostos a ajudá-los no que fosse necessário.
A partirdaí tem início uma série de questionamentos: a esposa de Charlie (atirador), não entende como os Amishes podem ser tão gentis depois daquele massacre, lhe oferecendo ajuda e ainda perdoando Charlie pelo ocorrido; a mãe de Mary Betty, menina que foi morta por ele, não se conforma com a atitude do Marido em perdoar o homem que matou a própria filha do casal e coloca em dúvida os planos de Deus; opai de Mary Betty também sofre muito com a perda da filha e a reação da mulher; Kate, a irmã caçula de Mary Betty diz sentir ódio do atirador por ter matado ela e principalmente, a imprensa, a sociedade no geral não entende a reação da comunidade Amish e questiona, como é possível perdoar um atirador depois de um crime tão bárbaro, covarde, que abalou uma nação inteira e que ainda tirou a vida desuas próprias filhas?
Cada ser humano reage de uma maneira diante de uma situação. A dimensão de sua dor é totalmente individual.
Necessidade e sentimentos representam não apenas interesses pessoais, mas também expressam determinações sociais, morais, éticas e ideológicas complexas. Charlie Robert (atirador) tinha um sofrimento tão grande não trabalhado, suprimiu suas emoções por tantotempo, que acabou planejando e cometendo aquela atrocidade na escola.
A comunidade Amish com certeza se deparou com uma situação de muito sofrimento, angústia e tristeza. A religião e a fé por sua vez, realizaram um trabalho “psicológico” em suas atitudes, promovendo a reflexão de todos os fatos através das palavras da Bíblia e dos ensinamentos de Deus.
A ética é construída ao longoda história do indivíduo. Ela ultrapassa o pensar, o agir, o sentir, assim como a consciência, a identidade, a atividade e a afetividade.
Segundo Heller (1972), “A ética não é absoluta, compreensível em si, não tem objetividade natural e sim objetividade social, depende das atividades dos homens, pois é expressão e resultado das relações e situações sociais”. Também não é um estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Graça e Perdão
  • Filme- O poder da graça.!
  • Filme: o poder da graça
  • Filme ''Maria Cheia de Graça''
  • Análise Fenomenológico-Existencial do Ressentimento e do Perdão
  • ANÁLISE DO LIVRO “CANAÔ DE GRAÇA ARANHA
  • análise filme
  • análise do filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!