Análise farmacocinética das diferentes vias de administração do Diazepam

Páginas: 13 (3126 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
1. Introdução
A associação de pesquisas sobre a farmacodinâmica (que evidencia a magnitude dos efeitos dos fármacos no organismo) com dados farmacocinéticos, proporciona diversas vantagens. Dentre essas podem-se citar a compreensão dos motivos de ocorrência de efeitos inesperados, antecipação de dados sobre a metabolização e vias de transporte de substâncias semelhantes às que foram previamenteestudadas, determinação da dose ideal para um paciente singular e a previsão de eventos que podem ocorrer devido à mudança da posologia (TOZER & ROWLAND, 2009 apud HIRANO, 2011, p.3).
Quatro processos fundamentais compõem o perfil farmacocinético no organismo: absorção, quando a via de administração é extravascular (EV), distribuição, biotransformação e excreção (RAMOS & SILVEIRA, 2002 apudHIRANO, 2011, p.2).

Figura GOODMAN e GILMAN. As bases farmacológicas da terapêutica. Mc Graw Hill e Artmed, 12° edição.

A partir da compreensão desses eventos é possível estabelecer a relação cronológica da dose, forma farmacêutica, frequência, via de administração e a concentração sistêmica do fármaco, sendo que a farmacocinética clínica envolve a aplicação desses dados na terapia depacientes (TOZER & ROWLAND, 2009 apud HIRANO, 2011, p.2). De modo geral, consideram-se dois sítios de administração dos princípios ativos na farmacocinética.
Na via intravascular (IV), a aplicação da substância é realizada diretamente no sangue arterial ou venoso. Já o acesso EV, inclui as demais vias (intramuscular, oral, pulmonar, subcutânea, entre outras), nas quais após a introdução sistêmica, énecessário que o fármaco seja absorvido para que atinja o local de medida (TOZER & ROWLAND, 2009 apud HIRANO, 2011, p.4).
Os dois sítios de administração, do medicamento Diazepam, utilizados para a realização deste trabalho foram a via intraperitoneal e a via intramuscular, intravascular e extravascular respectivamente.
A substância ativa Diazepam faz parte do grupo dos benzodiazepínicos e possuipropriedades ansiolíticas, miorelaxante e anticonvulsivas (LABORATORIO UNIÃO QUÍMICA) . A introdução do clorodizepóxido na medicina clínica em 1961, inaugurou a era dos benzodiazepínicos (GOODMAN e GILMAN, p.304). É um medicamento lipossolúvel, isso responde pela alta velocidade do seu efeito, e de longa duração, pois possui metabólitos ativos; podendo ser administrado sob a forma de comprimido ousob a injetável.
A via de administração para uma determinada medicação deve estar de acordo com as propriedades do fármaco – hidrossolubilidade e capacidade de ionização e a sua função terapêutica; o pH do tecido que o fármaco será absorvido, quanto mais ácido menor o grau de absorção do fármaco (VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS) . Consideraremos para esse trabalho as vias intraperitoneal(equivalente à intravenosa nos animais) e intramuscular.

Via
Biodisponibilidade(%)
Características
Intravenosa
100 ( por definição)
Inicio mais rápido
Intramuscular
75 a ≤100
Grandes volumes frequentemente possíveis; pode ser dolorosa
Figura http://www.medfoco.com.br/vias-de-administracao-de-medicamentos/



Objetivo
Entender o mecanismo farmacocinético de absorção e distribuiçãopor meio de conceitos físico-quimicos e observação dos efeitos fisiológicos em ratos quando administradas doses de Diazepam pela via intraperitoneal e intramuscular, observando a diferença de latência entre uma via e a outra, utilizando a comparação como forma de obtenção de resultados.

2. Metodologia
2.1 Animais
Foram utilizados dois ratos albinos adultos da linhagem Wistar no experimento.Ambos estavam com condições de saúde e com sinais vitais normais, pesando aproximadamente 250 g, pertencentes ao Biotério da Universidade Federal do Pará.
2.2 Material
2 ratos
Luvas
Seringa de insulina – agulha 25/7
2 âmpolas de âmbar de 2 ml de Diazepam
2.3 Procedimentos
Em ambas as vias de administração foram utilizadas uma Solução injetável a 0,5 % ( 5 mg/ml), sendo que cada ampola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacocinética e farmacodinâmica
  • Efeito do tiopental em diferentes vias de administração
  • Vias de administração
  • vias de administração
  • vias de administração
  • Vias de Administração
  • Vias de administração
  • VIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!