Análise experimental do comportamento

Páginas: 2 (446 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
2.1 LINHA DE BASE
Na linha de base, registramos minuto a minuto, durante quinze minutos, todos os comportamentos que o rato emitiu. Os comportamentos eram registrados em siglas. Assim, coçar era“c”, levantar era “le”, cheirar era “ch”, andar era “a”, virar era “v”, parar era “p” e pressionar a barra era “/”. Esses comportamentos não eram reforçados ou estimulados, e, exceto a pressão abarra, todos os comportamentos eram reflexos inatos. O objetivo aqui era registrar o comportamento do rato na caixa de Skinner antes de qualquer condicionamento, ter uma linha de base para então seguircom o nível operante.

2.2 NÍVEL OPERANTE E MODELAGEM
No nível operante, o objetivo era o treino à barra. Para condicioná-lo a esse comportamento, fizemos primeiramente a relação barra-som. Todavez que o rato levantava em qualquer lugar da caixa, um som era liberado juntamente com a comida. Depois de algumas vezes, o rato estava condicionado ao comportamento de barra-som. Para a aprendizagemdo comportamento de pressionar a barra, usamos o esse condicionamento para criar outro.
Depois gradualmente, reforçamos o comportamento de levantar próximo à barra. Quando este era emitido, haviauma grande chance do rato pressionar a barra. Operando assim, o rato recebeu o reforço (comida) e a associação barra-som se desenvolveu. O comportamento de pressão a barra foi então aprendido. Quando umcomportamento é aprendido, ele deve ser fortalecido com reforço. No caso, o reforço era o alimento. Os resultados foram altos, tendo a frequência acumulada de resposta à barra chegado a 228.

2.4EXTINÇÃO
Na extinção, penúltimo procedimento, queríamos extinguir o comportamento operante de pressão à barra. Para quebrar a contingência “pressão à barra -> receber comida”, esperamos que afrequência de pressão à barra diminua, voltando a linha de base. Esse procedimento é chamado Extinção Operante. A resistência do nosso rato à extinção foi 57 pressões à barra em quinze minutos. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise experimental do comportamento
  • Relatório de Análise Experimental do Comportamento
  • Análise experimental do comportamento
  • Relatório de Análise Experimental do Comportamento
  • Analise experimental do comportamento
  • Relatório de análise experimental do comportamento
  • Análise experimental do comportamento
  • A analise experimental do comportamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!