Análise estratégica

Páginas: 14 (3493 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
1. Introdução

O presente trabalho visa fazer uma análise estratégica do segmento de cartões de crédito do Itaú Unibanco, Itaucard, focando principalmente nos cartões de crédito de parcerias.

A crescente competição no mundo dos negócios obriga as organizações a desenvolverem um plano estratégico que auxilie na tomada de decisão e as tornem menos vulneráveis às mudanças que vem ocorrendo nosambientes externo e interno. A falta de um planejamento sério pode fazer com que as organizações tomem decisões precipitadas e paguem um preço alto, caso essa não seja a melhor alternativa.

O segmento de parcerias da Itaucard tem uma importância significativa para organização, pois é a porta de entrada de novos clientes e um atrativo forte no processo de fidelização de clientes antigos.Diante desse contexto, o objetivo central do trabalho é através da análise interna e externa da unidade de negócio, mostrar a proposta de valor que faz com que a empresa tenha vantagem competitiva no mercado.


































2. A Empresa

A Itaucard é a empresa responsável pela emissão e administração dos cartões de crédito vendidos sobre amarca do banco Itaú. O conjunto de empresas do conglomerado é denominado Grupo Itausa, que é o nome da holding que tem o controle acionário de parte das empresas.

























Faturamento com Cartões de Crédito em DEZ/2008 e Cartões em Circulação em DEZ/2008
Após a fusão, Itaú Unibanco é líder do mercado com 33% de participação no faturamento e 30 % em cartõesem circulação.


Atualmente, a carteira da Itaucard consta com 50 milhões de cartões ativos, sendo que destes aproximadamente 35 % são de parcerias com empresas de diversos segmentos, entre eles grandes redes varejistas, companhias aéreas e montadoras automotivas.

A parceria com empresas do segmento varejo é sempre atraente, pois é a oportunidade de conquistar um cliente que ainda não possuiuma conta corrente, já que o cartão de crédito emitido pelo varejista geralmente é o primeiro passo na oferta de produtos bancários para pessoas de baixa renda.

Um exemplo de parceria bem sucedida nesse segmento é a rede de mercados Extra e Pão de Açúcar que representa 5 milhões de cartões de crédito ativos.

Por outro lado, é muito importante manter parcerias com empresas de outrossegmentos que atendem um público com renda mais elevada, pois esse pode ser o diferencial para reter um cliente que está em constante assédio pelos concorrentes. Como exemplo, tem a parceria com a TAM que proporciona aos clientes um conforto nos aeroportos do Brasil com salas de espera refinadas e estacionamentos gratuitos.







3. Análise Externa

3.1 Análise do ambiente externo da empresaÉ extremamente importante analisar o ambiente externo no qual a empresa está inserida, para se antecipar as mudanças e tendências futuras, identificar oportunidades e traçar um plano estratégico de qualidade.
Segundo Kotler (2000), o planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidade e recursos de umaorganização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança.
Utilizando a subdivisão PEST foram identificadas as seguintes tendências no ambiente externo brasileiro que influenciam o mercado de cartões de crédito:

Político-legal
No âmbito político-legal as constantes mudanças na legislação que regulariza o setor de cartões de crédito se destacam.
Recentemente o Conselho MonetárioNacional (CNM) atendendo as diversas reclamações dos consumidores, criou novas regras que estabelecem padrões na cobrança de tarifas e padronização dos tipos de cartões.
Além disso, outra mudança regulatória importante ocorrida em 2010, foi o fim das cláusulas de exclusividades nos contratos entre bandeira e lojista, essa desregulamentação é no âmbito das administradoras de cartões e a operação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise estratégica
  • Análise estratégica
  • Análise Estratégica
  • analise estrategica
  • Analise estrategica
  • Analise Estrategica
  • Análise estratégica
  • Análise estratégica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!