Análise estética das composições de Cazuza: Exagerado e Ideologia

Páginas: 14 (3305 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2015
JAILSON APARECIDO DA SILVA








Análise estética das composições de Cazuza: Exagerado e Ideologia






Artigo apresentado ao Professor Doutor
João Baptista de Almeida Junior para a
Disciplina de Estética dos Meios.







UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
POUSO ALEGRE
2012
Resumo

O artigo a seguir analisa a linguagem estética de duas composições do artistaCazuza que marcou uma geração com letras agressivas que faziam referência a política nacional na década de 80 e a suas fragilidades. O objetivo desse trabalho é identificar se o compositor utilizava desse meio para libertar suas angústias e sentimentos. Para fazer essa análise foram escolhidas duas canções do compositor, Exagerado que marca o inicio de sua carreira individual e Ideologia que mostra afase do artista que confirma ao público ser portador do vírus HIV. É importante ressaltar que esse trabalho permite ampliar os sentidos atribuídos pelo compositor por meio de suas letras e descobrir novos significados que possibilita compreender a alusão a sua própria vida, em meio aos exageros sentimentais e revoltas das primeiras composições e de uma geração sem esperanças.Introdução

Em novembro de 1985 Cazuza lança seu primeiro álbum que marca sua carreira individual como cantor e com ele traz algumas parcerias em suas composições, dentre eles Frejat, parceiro e amigo do cantor e Ezequiel Neves, um velho amigo, co produtor, desde os tempos de Barão Vermelho, de todos os seus discos. Esse artigo pretende apresentar como o cantorrevela nas suas composições a fragilidade com a sua doença.
Cazuza não é apenas um compositor, é cantor, é interprete, é letrista e também sabia trabalhar com as palavras de forma poética que adquiria novos significados quando analisadas com maior rigor. A confirmação de sua doença transformou sua vida e sua carreira, mas ele não parou de trabalhar até a sua morte.
Nascido em um ambientecercado de música e cultura, Cazuza no início dos anos 80 entrou para o Barão Vermelho e a banda começou a chamar a atenção por onde passava. O sucesso veio apenas no terceiro disco “Menor Abandonado” que colocou a banda como um dos melhores nomes da primeira metade dos anos 80. Quando tudo indicava que o Barão Vermelho se tornaria a melhor banda do país, veio à notícia de que seu vocalista estavapartindo para carreira solo.
O primeiro álbum do cantor foi lançado em 1985. Exagerado, faixa-título do seu álbum solo foi o primeiro single lançado pelo cantor de rock brasileiro Cazuza. Foi composto por Cazuza em parceria com Leoni (ex-Kid Abelha). Exagerado tornou-se não só um de seus maiores sucessos, mas também marca registrada do cantor. Esse período também é marcado pela suspeita que ocantor era portador do vírus HIV.

Ideologia é a faixa do título do terceiro álbum solo de Cazuza. Essa canção abre o primeiro álbum do compositor após a confirmação de que ele estava com AIDS. Considerada a melhor canção de sua carreira solo, Ideologia levou o prêmio de música do ano, em 1988. Cazuza traz em suas composições toda a rebeldia de uma época marcada por grandes revoluções. A juventudeexpressava por meio do sexo, drogas e rock roll toda a sua vontade de mudar o mundo. É considerado um de seus melhores álbuns e nele Cazuza fala sobre sua relação com a AIDS e com a morte.

O objetivo principal deste artigo é identificar como o artista expressava por meio de suas composições o seu sentimento antes e após a descoberta de ser portador do vírus HIV. Com o tempo seu estado de saúdese agravava e as suas composições mudavam de acordo com essa evolução biofísica. Para fazer essa análise foram escolhidas duas canções: Exagerado que marca o início de sua carreira individual e Ideologia que mostra a fase do artista que confirma ao público ser portador do vírus HIV.

Desenvolvimento
Primeiro artista a admitir publicamente que estava com AIDS Cazuza é uma das personalidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise crítica da música Ideologia
  • Ideologia por cazuza
  • Interpreta O Musica Ideologia Cazuza
  • Análise da música Brasil de Cazuza
  • Analise da música Brazil do cazuza
  • ANALISE DA MUSICA EXAGERADO
  • Analisando "exagerado" de cazuza segundo a teoria de weber
  • EAGLETON, TERRY

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!