Análise ergonomica do trabalho de motorista entregador de uma loja de materia de construção

Páginas: 7 (1521 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
Educação Postural
Júnior Fábio Alves Moreira

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO DE MOTORISTA ENTREGADOR DE UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Pontes e Lacerda, 28 de outubro de 2010

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO DE MOTORISTA ENTREGADOR DE UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

INTRODUÇÃO
O transporte de matérias - prima, produtos industrializados e passageiros em nosso país, é realizadopor transportes rodoviários, resultando com isso em uma grande quantidade de veículos e caminhões nas nossas estradas e rodovias. As exigências desse tipo de trabalho fazem com que o motorista fique muito tempo sentado. Posturas inadequadas no desempenho da atividade, o estresse em trânsito, a poluição e muitos outros fatores caracterizam uma profissão altamente fatigante. Além disso, o motoristaestá exposto a ruídos, temperaturas elevadas, vibrações e ainda posto de trabalho Inadequado às suas condições físicas, privando-o do conforto e bem-estar necessários durante a jornada de trabalho. O objetivo deste trabalho é identificar através da análise ergonômica do trabalho, os determinantes que podem afetar a saúde do motorista entregador de uma empresa de matérias de construção na cidade dePontes e Lacerda-MT.
Os objetivos específicos foram:
- avaliar as condições de trabalho;
- avaliar a carga de trabalho físico;
- avaliar os fatores físicos ambientais.
- posto de trabalho inadequado.

ANÁLISE DA ATIVIDADE E DIAGNÓSTICO
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. De acordo com ALBORNOZ (1988), o trabalho foi o modificador, um dos propulsores para a evolução dasociedade. O mesmo gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele sempre foi muito valorizado em todas as sociedades. Existem vários significados para a palavra trabalho. No sentido popular, a palavra trabalho sempre é associada a esforço físico, porém não é só o esforço físico que é considerado trabalho, também se leva em conta o mental(ALBORNOZ 1988). Então definimos trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
A palavra Ergonomia vem do grego ergon e significa (trabalho) e nomos significa (legislação, normas). Pode ser caracterizada como a ciência que procura configurar, planejar, adaptar o trabalho ao homem, respondendo questões levantadas emcondições de trabalho insatisfatórias (IIDA, 1993). Para CARVALHO (1984), a ergonomia propõe preservar o homem da fadiga, do desgaste físico e mental, colocando-o apto ao trabalho produtivo. Há tempos a trás a cabine de caminhão era considerada como um local quente e desconfortável, onde o motorista se estressava, suava e fazia muito esforço para acionar a embreagem e engatar as marchas docaminhão. Hoje, cada vez mais, os caminhões estão incorporando itens de conforto, que antes eram comuns somente nos carros de passeio: o ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, câmbio automático e regulagens no banco e no volante, esses são alguns dos equipamentos, que começam a fazer parte da realidade dos caminhões em nosso país.
O nosso estudo foi realizado em uma empresa dematérias de construção na cidade de Pontes e Lacerda-MT. A coleta de dados foi realizada (in loco) por meio de entrevista individual, avaliando se as condições de trabalho e a segurança na atividade laboral. Para a execução das atividades de entrega a empresa de materiais de construção dispõe de dois funcionários, com idades entre 35 e 52 anos, com os seguintes cargos: motorista entregador, queoperam no carregamento e descarregamento dos materiais de construção e dirigem o caminhão e o triciclo de entrega. Como vimos o motorista está exposto a duas cargas de trabalho, pois os mesmos atuam em duas áreas durante a atividade laboral, motorista e entregador. A carga horária de trabalho é de 44 horas semanais. As atividades de entrega na empresa começam as 7:00 horas da manhã e terminam as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise ergonomica de um motorista de onibus
  • Analise Ergonomica Motoristas De Caminhoes
  • Análise Ergonômica
  • Análise ergonômica do trabalho aplicada à loja de roupas
  • Análise ergonômica aplicada em motoristas de carretas
  • Análise Ergonomica do Trabalho
  • Analise ergonômica do trabalho
  • Análise Ergonomica do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!