Análise Ergonômica - Motorista de ônibus

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Resumo: Esta é uma análise ergonômica qualitativa do posto de trabalho de um motorista de ônibus em uma empresa privada. O método utilizado para analisar foi o OWAS, e assim foram identificados problemas relacionados à postura na execução e repetição das tarefas. Correções com a finalidade de melhorias foram propostas, permitindo que o funcionário realizasse suas tarefas com uma exigência menorde esforços.

A inserção das empresas neste mercado extremamente competitivo, o fornecimento dos melhores equipamentos e condições de segurança para a realização das atividades é um fator imprescindível, a fim de tornar o ambiente de trabalho um ambiente propício a um bom desenvolvimento e produtividade, e assim essas medidas influenciam nos resultados da empresa. A ergonomia é uma disciplinaque abrange vários conhecimentos que permitem compreender a interação humana com outros sistemas. Consequentemente, a ergonomia dispõe de métodos facilitadores à análise e sistematização do trabalho.

Análise da Demanda
A etapa inicial refere-se ao levantamento de dados globais da população sob análise. Nessa etapa é realizada a delimitação do campo de ação e é desenvolvido o primeirolevantamento sobre a população em questão, a finalidade deste levantamento é indicar situações em que seja necessária a instrução de uma demanda ergonômica. Para encontrar esses eventos, foi aplicado um questionário.

A partir do resultado do questionário e das observações, foi elaborada uma planilha com as percepções iniciais a respeito dos problemas. Esta ferramenta permitiu a listagem por ordemdecrescente dos problemas causados pelas atividades, tornando assim possível a identificação das principais fontes geradoras de problema.

Análise da Tarefa
Esta etapa explicita a tarefa executada pelos motoristas de ônibus . Verificou-se que os problemas em sua maioria residiam no trabalho monótono, movimentos repetitivos e postura inadequada. Tal conclusão tornou prioridade os movimentosrepetitivos, visto que a maioria dos entrevistados apontaram esta atividade como desgastante.

TAREFAS QUE MAIS SE REPETEM DURANTE O DIA POR ORDEM DECRESCENTE
• Troca de marcha;
• Ligar e desligar a seta;
• Olhar retrovisores;
• Abertura e fechamento das portas;
• Liberação da roleta
• Fornecer o troco

Análise da atividade
Esta etapa diz respeito às observações diretas das atividadesenvolvidas na condução de ônibus, as ações foram observadas e assimiladas ao ponto de vista do método OWAS. Assim ficaram estabelecidos os inconvenientes protagonistas, que poderiam estar causando o comprometimento da saúde dos trabalhadores, visto que por ordem decrescente das queixas, primeiro enquadram-se as dores nos braços e logo em seguida as dores lombares, fatores que interferem naqualidade, produtividade, saúde, segurança e o conforto do profissional. A seguir encontra-se o resultado dos incômodos mais sentidos pelos colaboradores durante a execução desta tarefa.

INCÔMODOS RELATADOS POR ORDEM DECRESCENTE

• Dor nos braços;
• Dores lombares;
• Estresse;


Estudo de caso
A empresa situa-se no município de Maricá, presta serviços a população. Os colaboradorestrabalham 8:30 diárias de segunda a sexta tendo pausas de 15 (quinze) minutos a cada viagem feita, o profissional entrevistado realizava 6 (seis) viagens diárias, portanto obtém 1:30 de pausa durante seu serviço. Os colaboradores têm carteira assinada e são regidos pela CLT, recebendo os seguintes benefícios: Vale Transporte, Vale Refeição, Plano Odontológico e Plano de Saúde.

Através deobservações, foi possível numerar as ações executadas na condução do veículo:
O profissional trocou de marcha cerca de 137 vezes, multiplicado por 7:30 que é o tempo diário que o mesmo passa realizando as ações, o resultado é cerca de 1000 repetições durante um dia de trabalho.

Olhou para o retrovisor cerca de 105 vezes sendo que 3 ele executou com rotação de coluna e 4 com inclinação da mesma....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise Ergonomica Motoristas De Caminhoes
  • Análise ergonômica aplicada em motoristas de carretas
  • Motorista de Ônibus
  • Motoristas de onibus
  • RT MOTORISTA DE ONIBUS
  • DOENÇAS DO TRABALHO NOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS
  • Ergonomia Motorista De Onibus
  • Análise ergonomica do trabalho de motorista entregador de uma loja de materia de construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!