Análise ergonômica do trabalho (aet)

Páginas: 15 (3619 palavras) Publicado: 26 de junho de 2012
LEOCIR ANTONIO GOMES
CLAIR ANTONIO GOMES
PAULO RENAN LAZARIS GOMES






ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET)

Projeto apresentado para integralização da Prática do Módulo 03 – Tecnologia em Segurança no Trabalho - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Professor-Tutor: Diovan

HERVAL D’OESTE

SUMÁRIO


1. TEMA 3
2. PROBLEMA 3
3.JUSTIFICATIVA 3
4. OBJETIVO GERAL 4
5. OBJETIVO ESPECÍFICO 4
6. METODOLOGIA 4
6.1 TIPOLOGIAS DA PRATICA 6
7. ANALISE ERGONOMICA DOS SETORES E POSTOS DE TRABALHO 6
7.1 PARECER DOS SETORES DA EMPRESA 8
7.2 RECOMENDAÇÕES PARA OS SETORES DA EMPRESA 9
7.3 RECOMENDAÇÕES GERAIS 10
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
9. ANEXOS 15* TEMA

Ergonomia é a ciência que procura o ajuste das condições de trabalho as pessoas. Ela envolve a aplicação dos conhecimentos sobre as características do ser humano para beneficiar seu bem-estar e os resultados de seu trabalho e da empresa. Qualquer atividade industrial pode ser vista como um sistema homem-máquina dentro de um certo ambiente. Qualquersistema existe para atingir objetivos pela consecução de certas funções. Exposição a condições de trabalho adversas pode resultar em dores momentâneas, fadiga e lesões a médio e longo prazo.
Ambientes de trabalho com projetos inadequados contribuem na redução de eficiência, produção, qualidade e pode provocar o aumento do absenteísmo e os custos de produção. A ergonomia preocupa-se em fazer ainterface homem-máquina e homem-ambiente tão segura, eficiente e confortável quanto possível, preocupando–se primeiro com a saúde do trabalhador e sua satisfação pelo trabalho e em segundo com o aumento da lucratividade da empresa.

02. PROBLEMA

Além da visão prevencionista que deve nortear o trabalho das empresas, a Portaria nº 3.214/78, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, doMinistério do Trabalho e Emprego, estabelece em sua Norma Regulamentadora nº 17 – Ergonomia, parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, e que deve ser observada e implementada pelos empregadores.

* JUSTIFICATIVA

O Estudo Ergonômico doTrabalho se faz necessário, não só pela exigência da Norma Regulamentadora número 17, mas como ferramenta complementar ao PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional), tornando a empresa uma instituição protegida contra altos índices de doenças ocupacionais e queda de produtividade, conseqüente da falta de adaptações ergonômicas noambiente de trabalho e manutenção técnica nesta área.

* OBJETIVO GERAL

Criar sensibilização para a cultura ergonômica dentro da empresa, através dos resultados da Análise Ergonômica do Trabalho das Funções exercidas por nossos funcionários. Sugerir soluções ergonômicas visando redução de queixas e melhora do desempenho e bem estar dos colaboradores. a NR 17 do Ministério do Trabalho eEmprego e normas de certificação.

* OBJETIVOS ESPECIFICOS

A presente análise tem como objetivos específicos:
* Observar e descrever o posto de trabalho e suas funções correspondentes;
* Avaliar a questão da biomecânica nas diferentes atividades;
* Estudar as condições de trabalho físico e mental dos colaboradores;
* Identificar situações de risco quanto ao mobiliário,equipamentos, ferramentas e atitudes posturais inadequadas.
* Orientar e conscientizar os colaboradores da sua postura durante a execução das tarefas, de forma a ser mais saudável e produtiva.

06. METODOLOGIA

Consultoria inicial para levantamento dos dados da empresa, colaboradores e prioridades no levantamento, junto ao serviço de segurança do trabalho e medicina do trabalho;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aet-análise ergonômica do trabalho
  • AET
  • O trabalho apresentado consiste em uma aet – análise ergonômica do trabalho
  • Contribuição da metodologia da aet-análise ergonômica do trabalho para o médico do trabalho e sua correlação com...
  • Análise Ergonomica do Trabalho
  • Analise ergonômica do trabalho
  • Análise Ergonomica do Trabalho
  • Análise ergonomica do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!