ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA EMPRESA: AMBEV S.A.

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 6 de junho de 2014
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
GESTÃO CONTÁBIL FINANCEIRA
PROF.










ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA
EMPRESA: AMBEV S.A.





















SUMÁRIO

1. BALANÇO PATRIMONIAL – ATIVO.........................................................................
03
2. BALANÇO PATRIMONIAL – PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO......................05
3. DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DE EXERCÍCIO............................................
06
4. INDICADORES DE DESEMPENHO............................................................................
07
5. RELATÓRIO DA ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA.......................................
09
6.CONCLUSÃO.................................................................................................................
11

















































Análise econômico-financeira

Analisando a situação financeira da Ambev S.A. nos dois últimos anos podemos verificar um aumento da liquidez imediata de 0,58, número que já é alto, para 0,66 em 2013, o que indica muito dinheiro parado que não está sendo reinvestido naprópria empresa ou em outros negócios, aumentando a disponibilidade de caixa, não é possível concluir se essa concentração de capital é uma estratégia da empresa ou uma política de fluxo de caixa ineficiente.
Ao verificar as dívidas de curto prazo da empresa houve um crescimento da liquidez corrente de 1,05 (um número já bom, já que a empresa já se mostrava capaz de saldar suas dívidas de curto prazo)para 1,19. Esse aumento se deve principalmente ao ativo circulante da empresa que aumentou consideravelmente em 2013.
Por tratarmos de uma indústria que também é responsável por boa parte da distribuição de seu produto, é de se esperar uma elevada dependência de estoques, porém observamos que a empresa investe pouco neles, embora sua liquidez seca tenha crescido de 0,89 para 1,03 houve poucavariação do ativo investido em estoque, enquanto o ativo circulante cresceu bastante, esses números são positivos, já que a empresa cresceu sem depender do seu estoque, e é capaz de saldar suas dívidas de curto prazo sem comprometer o seu estoque.
Quanto á liquidez geral da empresa verifica-se um crescimento de 0,81 para 0,99, número que cresceu bastante por causa do aumento do ativo circulante daempresa e diminuição do passivo não-circulante e aumento do circulante, portanto deve-se ficar atento com as dívidas de curto prazo, apesar disso é um bom número, mostra que a empresa é praticamente capaz de saldar suas dívidas de modo geral.
No que se refere à composição do endividamento da empresa, nota-se uma baixa variação no período analisado, variando de 0,63 para 0,7 em 2013, o que se deve àuma diminuição do passivo não-circulante e aumento do circulante, o número está um pouco alto, porém não é preocupante já que a empresa é capaz de saldar suas dívidas de curto e longo prazo.
Analisando mais à fundo o endividamento à curto prazo, mais especificamente, o endividamento bancário, notamos uma queda de 0,16 para 0,12, já as dívidas bancárias de longo prazo caíram em 2013 enquanto oativo circulante aumentou, já as dívidas bancárias de curto prazo aumentaram, o que pode indicar que muitas contas se tornaram de curto prazo em 2013, apesar do crescimento, o índice analisado é baixo.
No que diz respeito ao grau de imobilização do patrimônio líquido houve uma queda da dependência dos ativos permanentes ao capital próprio, assim é possível direcioná-lo para outros investimentos deretorno mais rápido no lugar de capital de terceiros, nota-se que a empresa se capitalizou bastante em 2013, apesar da queda esse número ainda é um pouco alto, já que o ideal é que ele seja inferior à 1, enquanto em 2013 o grau de imobilização do patrimônio líquido foi para 1.
No que diz respeito ao endividamento de forma geral da empresa, houve uma queda de 0,4 para 0,36 em 2013, apesar do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise econômico financeira da empresa tim
  • Análise econômico-financeira da empresa fibria
  • Análise econômico-financeira da empresa Camil
  • Fatores economicos de análise financeira das empresas.
  • ANÁLISE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA UNA S.A
  • Análise Financeira da empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
  • ANÁLISE FINANCEIRA DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A.
  • Análise econômica e financeira da empresa Duratex S.A

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!