Análise econômica social

Páginas: 26 (6487 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA CIÊNCIA ECONÔMICA 4
2.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA 8
2.1.1 Macroeconomia 8
2.1.2 Microeconomia 13

3 ANÁLISE ECONÔMICA BRASILEIRA 17

4 CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS 23


1 INTRODUÇÃO


Para entender o objeto de estudo da economia, é necessário antes entender o ponto central de seu conceito: a palavra escassez. Devido aescassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. Assim, a questão central do estudo da economia é alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população.
O objetivo deste Trabalho é de analisar as principais transformações ocorridas naeconomia brasileira, comparadas com as décadas anteriores, nas três mudanças alteradas na economia brasileira. Foram reduzidas as barreiras no mercado financeiro e conseguiu reduzir a inflação no regime centrado na química e no metal mecânico.
Estas mudanças foram acompanhadas de importantes desequilíbrios nas contas políticas, tendo condições para retomada do crescimento econômico.
Desde o finaldos anos 70, o mundo vem registrando profundas alterações na dinâmica de operação de seus sistemas econômicos. Tais modificações decorrem da sincronização de três movimentos, tangenciados por alguns fatores de natureza política ou institucional.
O primeiro movimento é representado pela globalização, dos fluxos econômicos e da própria atuação dos agentes, particularmente das multinacionais, natentativa de consolidação nos diferentes espaços do planeta. O segundo movimento abrange a exaustão do regime de acumulação centrado na química e no metal mecânico, marcado pela revolução da microeletrônica. O terceiro movimento corresponde ao que se convencionou chamar de acumulação financeira, pelas enormes capacidades dos agentes econômicos, notadamente aqueles com maior densidade empresarial, depromover a multiplicação da renda, do patrimônio e do capital por meio de transações nos mercados de câmbio, de ações e de títulos públicos.

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA CIÊNCIA ECONÔMICA


A economia estuda a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade. A economia muitas vezes também é definida como: aciência que estuda a escassez ou a ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção dos múltiplos bens que a sociedade deseja.
Os recursos produtivos (ou fatores de produção) que a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços têm caráter finito ou limitado. Os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços quedevem atendê-los são limitados. Por mais rica que seja os fatores de produção serão sempre escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa mesma sociedade deseja.
Sua principal tarefa, portanto, é descobrir como o mundo econômico funciona, ou seja, ela analisa o funcionamento do sistema econômico.
O problema econômico está centralizado no fato de os recursosdisponíveis ao homem para produzir bens e serviços serem limitados, escassos, mas a necessidade, ou desejo, destes variar e ser insaciável. Para certos bens, como o ar, por exemplo, (na ausência de poluição), cuja quantidade existente é maior que a necessidade, não há uma organização econômica para seu uso, uma vez que todos os desejos são satisfeitos sem esforço. Contudo, no mundo real, a maioria dosrecursos é escassa relativamente à sua demanda, ou seja, não existe em quantidade suficiente para atender a todas as necessidades.
Por escassez entende-se a situação em que os recursos são limitados e podem ser utilizados de diferentes maneiras, de tal modo que devemos sacrificar uma coisa por outra.
Por causa da escassez, as pessoas, as empresas e o governo enfrentam situações de escolhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise economica e social
  • Analise economica e social
  • Análise econômica e social
  • ANÁLISE ECONÔMICA DA FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA
  • Mogi Guaçu
  • analise economica
  • Análise Economica
  • Analise economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!