Análise dos textos literários "O espelho" de Guimarães Rosa e "O espelho" de Machado de Assis

Páginas: 11 (2720 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ




















ANÁLISE DOS TEXTOS LITERÁRIOS “O ESPELHO” DE GUIMARÃES ROSA E “O ESPELHO” DE MACHADO DE ASSIS























Belém
2010
Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Teoria do Texto Narrativo
Docente:
Discente:
Belém, 14 de outubro de2010.






ANÁLISE DOS TEXTOS LITERÁRIOS “O ESPELHO” DE GUIMARÃES ROSA E “O ESPELHO” DE MACHADO DE ASSIS






Trabalho apresentado à disciplina Teoria do texto narrativo, como parte avaliativa, sob orientação do professor




















Belém
2010
Análise dos textos literários “O Espelho” de Guimarães Rosa e “O Espelho” de Machado de Assis


Muitossão os conceitos impressos na palavra “espelho”. Mas, o que será que os autores quiseram retratar ao utilizar como título tal palavra? Afinal, qual o seu sentido? Para os povos antigos e para quem supõe que o reflexo da pessoa é a alma, o espelho inspira receio supersticioso, que nos conduzem a valores como vida, morte, medo, subjetividade. O espelho pode assumir diversos significados simbólicos, masquase todos estão ligados à verdade, à sinceridade e à pureza.
Segundo os dicionários de símbolos, os espelhos podem ser encarados como instrumentos de autocontemplação e reflexão do universo. Ligados ao mito de Narciso, jovem que vê a si mesmo, podem representar a consciência humana, simbolizando o pensamento em si mesmo.
Não obstante a este significado está a associação vocabular, feitacom palavras de linguagem dualista, originadas de uma mesma raiz ou essência, tal como palavras que vem de speculus, que significa espelho, que, por sua vez, deriva em especular, que também significa observar, analisar, refletir etc.
Muitas vezes, o objeto especular tem sentido ambíguo, pois simboliza a verdade, que supostamente mostra, ou, a mentira, por gerar enganos e imagens deturpadas.
Osespelhos também podem ser emblemas de pureza e sinceridade, ao se apresentarem límpidos, ao mesmo tempo em que trazem significados pejorativos, tal como a vaidade, um dos sete pecados mortais. Portanto, o espelho está presente na atual vida cotidiana, seja na simples representação física do objeto, ou, nos símbolos que traz de referências passadas. É o espelho quebrado que dá sete anos de azar. Éo espelho que leva Alice para um de seus mundos mágicos. É ao espelho que a madrasta má faz suas perguntas. Forte é sua presença, mais intensa ainda é sua simbologia.
Entrando, portanto, no mérito das obras a serem aqui analisadas, como se trata de autores muitos distantes no tempo e com estilos bastante diferentes, pode-se considerar que se trata de universos literários distintos.
Nanarrativa de Machado de Assis, dá-se o retorno a um acontecimento passado, que marcou a personagem principal. O espelho constrói-se como uma expansão da alma humana, de uma alma exterior. E, na composição de Guimarães Rosa, o protagonista-narrador recupera seu percurso da mocidade à maturidade, quando são revividos fatos essenciais que exigem reflexão, ocultando-se, sem estar ausente, no romance.Chama a atenção que, apesar das semelhanças, as estruturas dos dois contos são completamente diversas. Se, em Machado, a trajetória plana e inalterável do anti-herói se fecha num círculo vicioso, Rosa retorna ao princípio formal da lenda, isto é, à alternância de queda e ascensão. Na percepção do leitor, esta estrutura narrativa repercute-se como sensação de contentamento proporcionado por umarealização verdadeira. O herói de Rosa conhece, após um longo período de sofrimento, não só o alívio de ver-se novamente no espelho, mas este alívio coincide com uma graça redentora: a visão de uma outra dimensão da existência e um apreço pelo mundo.
Diferentemente da narrativa de Machado, que mostra a alienação do eu nas máscaras ocas do prestígio social, o conto rosiano enfoca o declive íntimo, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • "Os espelhos" de machado de assis e guimarães rosa
  • Espelho de Guimaraes Rosa VS O Espelho de o Machado de Assis
  • Relatório dos livros " O Espelho" de Machado de Assis x " O Espelho" de Guimarães Rosa
  • Análise, o espelho de machado de assis
  • Machado de Assis "O Espelho"
  • Análise: O Espelho- João Guimarães Rosa
  • O espelho
  • "O Espelho", de Guimarães Rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!