Análise dos livros Didático e Paradidático

Páginas: 5 (1126 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013

Introdução



Livro Didático




Aqui, a obra escolhida é o livro: Roda, Pião! Alfabetização. Autora, Branca Portes, da editora Formato.
Este trabalho consiste em analisar um livro didático do Ensino Fundamental, de Língua Portuguesa, sob aspectos que julgamos serem relevantes para despertar o interesse do aluno a respeito do conteúdo ali apresentado.
O livro analisado tem comoproposta inserir a criança dentro de um novo contexto: a escola. Ricamente ilustrado, propõe atividades diversificadas para despertar o interesse pela leitura e pela escrita.











Desenvolvimento


Livro didático Roda, Pião! Alfabetização



No livro didático, Roda, Pião! Alfabetização, a capa desta obra traz a ilustração de crianças, uniformizadas, brincando em um parque,pulando amarelinha e jogando pião. Desta forma fica implícito o tema do livro, e dá alusão de que a escola é local também de diversão, pois as crianças da capa do livro estão na hora do intervalo ou recreio, que é como se costuma falar nas escolas.
No estudo do livro didático, percebe-se que os alunos trabalharam com textos e cantigas, que precisam ser completadas com letras, sílabas ou palavras.Os desenhos se referem diretamente aos textos, fazendo uma formar, de relacionar, um com o outro, para as crianças. Em alguns textos, não tem desenhos, mas sim um espaço em branco, para a criança ler, com a ajuda da professora, e depois ele mesmo fazer o desenho do que entendeu do texto.
Há atividades condizentes com os capítulos e com os textos: desenhos de personagens com balões para diálogospara serem completadas, figuras para pintar e atividades que incluem recortes de jornais e revistas.
Algumas atividades do livro, não são autoexplicativas, apenas lendo os textos e lendo as atividades, o aluno não saberá resolve-las, algumas até com a explicação do educador são difíceis de assimilar. Cabe ao professor explicar e orientar de uma forma mais abrangente o assunto, ali discutido.Quanto a grafia do livro, boa parte é toda em letra bastão, que a criança já vê isso em sala de aula, e a mesma que o professor utiliza na lousa, de fácil entendimento e compreensão por parte dos alunos, porém em alguns trechos, o tamanho da letra fica pequeno, dificultando a leitura ou até mesmo confundindo a criança.
Ao final do livro os alunos encontram um glossário (dicionário), contendo algumaspalavras para maior entendimento de seu significado. Neste livro, o glossário é bastante resumido, contendo apenas uma palavra para cada letra do alfabeto e seu significado, e não são citadas as letras K, Y e W.
Também contem algumas histórias apenas para leitura e divertimento dos próprios alunos, além é claro, de uma página inteira, com dados da autora, da editora e as referências.Introdução



Livro Paradidático




Aqui a obra escolhida é o livro: O Macaco e a Velha, recontado por João de Barro (Braguinha), ilustrado por Eva Furnari da editora Moderna. Não se sabe ao certo a data de origem desse livro, foi trazido no século XVIII, pelo povo Bantu, nos navios negreiros.
Este trabalho consiste em analisar um livroparadidático sob aspectos que julgamos serem relevantes para despertar o interesse da criança a respeito do conteúdo ali apresentado, como perdão e dividir os seus bens, com quem não têm ricamente ilustrado.
Essa análise começa percebendo o quanto esse livro paradidático é falho no que diz respeito a sua adequação ao público indicado para o mesmo.















DesenvolvimentoLivro paradidático O Macaco e a Velha


No livro paradidático, O Macaco e a Velha, a capa desta obra traz a ilustração de cenas que acontecem no livro.
A grafia é toda em letra bastão e de fácil leitura.
As ilustrações de cada página conferem com o que diz em cada parágrafo.
O nome da velha (que da nome ao livro), é de difícil pronunciação, fica complicado até para um adulto ler a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de livro paradidático
  • Roteiro para analise de livro paradidático
  • Análise do livro didático
  • Analise do Livro Didatico
  • Analise do livro didático
  • analise do livro didatico
  • Analise do livro didático
  • Analise de livro didatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!