Análise dos espaços livres

Páginas: 8 (1863 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Análise dos Espaços Livres: Botafogo

Introdução

Os espaços livres são de extrema importância para a cidade como um todo. Sem eles a cidade não pode existir, pois as vias, praças, passeios e etc, criam uma interação entre os diferentes tipos de pessoas e são fundamentais para organização do local e para o bem-estar das pessoas que ali circulam. Botafogo é um bairro que possui diversos tiposde espaços livres, com seus mais variados usos e que tem sua qualidade ligada diretamente à relação dos usuários com a função do lugar.

Classificação dos Espaços

Os espaços livres podem ser divididos em dois grandes grupos: públicos e privados.
- Os espaços livres público são locais abertos gerenciados pelas autoridades de governo, aonde as pessoas podem circular, utilizar o mobiliáriourbano e até mesmo, cuidar. Esses espaços públicos pertencem a todos os cidadãos e são normalmente as ruas (coletora, local e arterial), passeios, praças e largos.
No bairro de Botafogo, existem várias praças e largos que criam uma interação direta com o morador ou com o usuário do local, já que em muitas vezes, as praças possuem saídas de metrô, o que cria maior fluxo de pedestres. Ao mesmotempo em que essa utilização excessiva do mesmo lugar cria essa relação afetiva, pode também servir somente como passagem para a maioria das pessoas, fazendo assim, com que o espaço não cumpra com a sua função. Os dois fenômenos acontecem na praça Nelson Mandela. A parte com grades possui os equipamentos que são mais utilizados pelos moradores. O grande uso da praça, por parte destes, cria uma relaçãode propriedade dos moradores em relação à praça. Por outro lado, a parte da praça que não e cercada por grades adquire um uso diferenciado. Não é um local onde as pessoas tendem a permanecer, mas que cria um fluxo de pessoas muito grande devido à saída do metrô e pelo fato da praça ocupar um quarteirão inteiro, logo, o percurso pela raça é menor do que pela calçada em volta dela.
- Os espaçoslivres privados são locais que pertencem a uma determinada pessoa ou grupo que o controlam. Os espaços livres privados podem ser também coletivos, ou seja, existe um dono, mas pode ser utilizado por várias pessoas, dentro dos limites ditados pelo mesmo. Em Botafogo, esses espaços aparecem nos edifícios e casas particulares. Os espaços deixados (na frente, atrás e nas laterais) são exemplos de áreaslivres que são restritos aos proprietários.
Os espaços livres públicos podem ser classificados seguindo uma hierarquia baseada no tamanho, uso e acessibilidade. A praia de Botafogo, juntamente com toda a sua orla marítima arborizada, é o espaço de maior importância característico do bairro para as pessoas de fora, sendo mais amplo que os outros espaços e de mais fácil acesso pelos bairrospróximos (Urca, Flamengo, Copacabana e etc).
Essa enseada também pode ser observada ao longe do bairro e por suas características distintas de outros bairros (como os pequenos barcos e velas) representa bem claramente Botafogo. Entretanto, os parques verdes no aterro servem como contemplação para quem passa de carro e tem pouquíssimo uso no cotidiano das pessoas como área de lazer. Já a praia éutilizada frequentemente para caminhadas e alguns esportes, já que, encontra-se inapropriada para o banho.
A maioria das praças e largos servem como um local de circulação, pois possuem as saídas de metrô que fazem integração com o ônibus para outros bairros. Isso faz com que o local pareça não possuir dono. Tem fácil acesso pelas ruas próximas, normalmente movimentadas e pela própria estação de metrô.Por isso, é importante notar que as praças e largos que tem metrô são muito importantes pela sua ligação para outras áreas e não pelo seu próprio uso como lugar de se estar e de se relacionar com outras pessoas.
Outro fato é a existência de barracas de comércio que ajudam a mudar a função do largo e da praça para comercial. Esses espaços livres públicos, apesar de tudo, têm um mobiliário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESPAÇOS PÚBLICOS
  • Tipos de espaços livres publicos
  • analise livr espanhol didatico
  • Análise de livrs didáticos
  • fichamento ESPAÇOS LIVRES URBANOS, PAISAGEM E MEMÓRIA
  • Analise da forma e do espaço
  • Análise do Espaço Educativo
  • Analise de risco em espaço confinados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!