Análise dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault e Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa

Páginas: 7 (1707 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015

Letras/Literatura
5º Período
Teoria Da Literatura III





Maria Caroline Caroline Matias De Sousa Rodrigues
201303089114

Raquel Neves Rodrigues
201301529443








Análise dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault
e Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa




















Nova Friburgo-RJ
Abril de 2015
Universidade Estácio de Sá Campus Friburgo

Letras/Literatura
5º PeríodoTeoria Da Literatura III





Maria Caroline Caroline Matias De Sousa Rodrigues
201303089114

Raquel Neves Rodrigues
201301529443








Análise dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault
e Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa








Análise dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault e Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa com base no texto A Fórmula dos Contos, deVladimir Propp, apresentada pelas alunas Maria Caroline Matias De Sousa Rodrigues e Raquel Neves Rodrigues ao Professor Wander Lourenço, de Teoria da Literatura III, pela Universidade Estácio de Sá, Campus Nova Friburgo.






Nova Friburgo-RJ
Abril de 2015
Universidade Estácio de Sá Campus Friburgo


Análise dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault
e Fita Verde no Cabelo, de GuimarãesRosa



A literatura infantil é um gênero relativamente novo. Hoje, é usada nas escolas e em comercialização para o entretenimento deste público, mas antigamente as histórias contadas para as crianças eram lendas, mitos, fábulas e contos de fadas tradicionais transmitidos oralmente.

A impossibilidade de o homem abarcar todos os conhecimentos propicia a fragmentação do pensamento, e impede umaanálise objetiva da literatura infantil. Haverá, ainda, nesse setor, extenso campo de trabalho. É fato conhecido que há diferença entre mito, lenda e conto folclórico (SOUTO, 2001, p. 117-136).

O linguista russo Vladimir Propp chama o conto maravilhoso de mítico, considerando que o conto está fundamentado sobre o mito. O conto maravilhoso absorve a lenda e a canção épica. O conto, quando necessário,utiliza elementos do mito ou da lenda. Sua narração, por vezes, tem elementos simbólicos que têm a finalidade de transmitir uma mensagem de finalidade prática, afetiva, moral ou de advertência, como em Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, um dos contos base do presente trabalho.
No tocante à intertextualidade, temos que outros textos captam ou subvertem uma obra anteriormente escrita,confirmando-a ou opondo-se a ela.

O texto, quando chega ao plano da expressão, não se prende, devem ser acrescentadas várias manifestações sígnicas, pois sabemos que todo texto é inacabado, é “obra aberta” (ECO, 2001, p. 62).

Neste trabalho, lançamos mão da obra Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa, como variante de análise do conto supra mencionado, tendo como base a Fórmula dos Contos, presenteno livro “A Morfologia dos Contos Maravilhosos”, de Vladimir Propp.
Para Propp, todo conto tem três sequências (a preparatória, ou inicial; a de malfeitoria ou falta e a final) que são subdivididas em trinta e uma funções. Os contos têm obrigatoriamente as três sequências, mas não necessariamente as trinta e uma funções.

De acordo com Soriano (1968, p. 148), Chapeuzinho Vermelho incorpora atradição oral e diferencia-se dela e dos demais contos maravilhosos por seu desfecho infeliz.
A personagem de Chapeuzinho Vermelho é induzida por sua mãe a ir à casa da avó. Sair do espaço conhecido e seguro, para o externo e inseguro (a floresta). A menina cumpre a ordem, numa alusão à obediência que mantem os valores: clã, abrigo e carinho. O fato de ser bela e querida subentende que não tinhadefeitos morais ou físicos. Num reconhecimento de sua qualidade, recebe o chapeuzinho vermelho, que realça sua beleza.
Em determinado momento, surge o lobo, que remonta outros valores, os da natureza, que fazem oposição à cultura e propõe a ruptura, a possibilidade de ser ela mesma. Esta “liberdade” leva a menina a seguir pelo caminho mais longo e permanecer mais tempo na floresta, esquecida de seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fita verde e chapeuzinho vermelho: confluência mítica entre perrault e rosa
  • A intertextualidade de fita verde no cabelo e chapeuzinho vermelho
  • analise do poema fita verde e chapeuzinho vermelho
  • análise de Fita verde no cabelo
  • Análise do conto fatalidade de guimarães rosa
  • Análise do conto "Corpo Fechado" de João Guimarães Rosa
  • Análise do conto "A terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa
  • Fita Verde no Cabelo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!