Análise dos cátions do grupo iv e v

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE MINAS











ARTUR MOTA, LETÍCIA VALDO E WANA DORIGO







ANÁLISE DOS CÁTIONS DO GRUPO IV E V





















CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2012

ARTUR MOTA, LETÍCIA VALDO E WANA DORIGO







ANÁLISE DOS CÁTIONS DO GRUPO IV E VRelatório apresentado à disciplina Química geral e Experimental II do Curso de Engenharia de Minas do Instituto Federal Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
Prof. Fabielle Castelan



























Cachoeiro de Itapemirim

2012

INTRODUÇÃO


Os métodos para análise de cátions sãosistemáticos. Os cátions são classificados em cinco grupos, de acordo com suas características a determinados reagentes. Pelo emprego desses reagentes de grupo, que são específicos de cada grupo, podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma análise posterior.
A importância da análise de cátions é a identificação dos elementosou íons que constituem uma substância. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitado.
O Grupo IV ( Hg2+, Cu2+, Cd2+, As3+, Sb3+, Sb5+, Sn2+, Sn4+ e Bi3+.) é constituído por cátions que precipitam em presença de sulfeto em meio ácido. Os íons deste grupo formam sulfetos escassamente solúveis que são precipitados quando uma soluçãomoderadamente ácida é saturada com H2S. Por causa da solubilidade moderada do PbCl2 e da baixa solubilidade do PbS, o íon chumbo (II) é membro deste grupo, bom como do Grupo da Prata.
Os íons do Grupo V (Ag+, Pb2+, Hg2+) são precipitados na forma de cloretos insolúveis pela adição de um excesso de HCl. O cloreto mercuroso é o menos solúvel dos três. O cloreto de chumbo, entretanto, tem apreciávelsolubilidade em água, e por isso não é completamente removido na precipitação do grupo V.


OBJETIVO
Identificar a presença dos cátions do Grupo IV e V em solução, analisando as cores apresentadas durante as reações e os precipitados formados, demonstrando as reações ocorridas.


DESENVOLVIMENTO

Para a identificação dos cátions dos Grupos IV e V, utilizou-se dos seguintesmétodos:

➢ Hg+2:

• Reação com Cobre

Imergiu-se um fio de cobre em uma solução de Hg(NO3)2 0,2 mol/L, deixando por um certo tempo e logo após o mesmo foi esfregado a um pano. O fio então adquiriu um aspecto prateado em função da redução do mercúrio, segundo a seguinte reação:

Cu0 + Hg+2 → Hg0 + Cu+2

➢ Pb+2:

Colocou-se em um tubo de ensaio 3 gotas de solução dePb(NO3)2 0,2 mol/L e 3 gotas de K2Cr2O7 0,2 mol/L. Foi observado a formação de um precipitado de coloração amarelo intenso na presença de Hidroxila. Sendo demonstrado pela seguinte reação:

Pb(NO3)2 + K2Cr2O7 → PbCr2O7(s) + 2KNO3



➢ Cu+2:

• Teste da chama:

Em um tubo de ensaio foram adicionadas gotas de Cu(NO3)2 e com o auxílio do fio de platina, a solução foi levada achama observando-se a formação de uma chama de coloração verde.

• Reação com Amônia:

Colocou-se em um tubo de ensaio 2 gotas de Cu(NO3)2 0,2 mol/L e acrescentou-se gotas de NH4OH 6 mol/L. Notou-se uma coloração azul intensa do íon complexo Cu(NH3)4+2. Isso pode ser verificado na seguinte reação:

Cu(NO3)2 + NH4OH → Cu(NH3)4+2 + HNO3

• Reação com Ferrocianeto de Potássio:Adicionou-se em um tubo de ensaio 2 gotas de Cu(NO3)2 0,2 mol/L e gotas de CH3COOH 6 mol/L até o meio se tornar ácido, e acrescentou-se 2 gotas de ferrocianeto de potássio 0,2 mol/L. Observou-se a formação de um precipitado de coloração castanho avermelhado de ferrocianeto de cobre Cu2(Fe(CN)6)6. As equações foram:

Cu(NO3)2 + 2CH3COOH → Cu(CH3COO)2 + 2HNO3

2Cu(CH3COO)2 + K4(Fe(CN)6)6...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cátions do grupo iv e v
  • Análise dos Cátions do Grupo V
  • ANÁLISE DE CÁTIONS: GRUPO V
  • Análise de cátions do grupo iv e v e ânions i e ii
  • Análise dos Cátions IV e V, e Ânions I
  • Análise de Cátions IV e V e Ânions I e II
  • Determinação dos cátions dos grupos I, IV e V, e ânions dos grupos I e II
  • Cátions do grupo V

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!