Análise documental O Manifesto dos Pioneiros e a Escola Nova

Páginas: 19 (4623 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Universidade
Estadual de Londrina

Disciplina: História da educação
Prof. ª Vanessa campos
Alunas: Sonia Sandra, Lucimar Nobrega, Tânia Preto turma- 4000




Análise documental
O Manifesto dos Pioneiros e a Escola NovaLondrina 2012

UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
TRABALHO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOSCENTE – VANESSA CAMPOS
DISCENTES- LUCIMAR NOBREGA, SONIA SANDRA, TÂNIA PRETO
TURMA - 4000

PARTE I
ANÁLISE EXTERNA (CONTEXTO HISTÓRICO)
A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino cujas raízessituam-se nos anos de 1920, quando o discurso vigente enfatizava a necessidade de o Brasil caminhar para mudanças educacionais que o colocassem no mesmo nível de outros países mais desenvolvidos. A ideia em voga era que somente um novo projeto de escola levaria ao progresso toda a sociedade brasileira (Cunha, 1999a).
Esse movimento desenvolve-se no Brasil em conformidade com astransformações econômicas, políticas e sociais, pois o país estava se industrializando, se urbanizando e o sistema de organização escolar não atendia as expectativas da época deixando a desejar.
A Escola Nova marcou o cenário nacional nas décadas de 1930, 1940 e 1950, com propostas inovadoras em oposição ao ensino tradicional existente. Com ela, a ciência ganhou espaço norteando as diretrizes escolarese agregando conhecimentos da Psicologia e da Sociologia às práticas pedagógicas de então. O movimwento renovador surgiu sustentado nas ideias de modernização iniciadas já no século XIX, quando o país passou dos sistema escravocrata ao trabalho livre e ocorreu a instalação do regime republicano (Cunha, 1999a).
Nesse contexto, um grupo de intelectuais, entre eles – Anísio Teixeira,Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Cecília Meireles entre outros, preocupados em elaborar um plano de educação amplo, e integrado, que estivesse a altura das necessidades modernas e das necessidades do país, lançam, em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Assim, inspirados nas idéias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação, essesintelectuais viam num sistema estatal de ensino público, livre e aberto, o único meio efetivo de combate às desigualdades sociais do país.
O plano propunha que o Estado fosse organizado para defender a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
Parte II
O Ideário Renovador
De acordo com Saviani (2006), o ideário renovador se efetivará a partir de 1930, com astransformações institucionais em relação à regulamentação da educação em âmbito nacional realizadas pelo novo governo brasileiro, tais como: a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública e a Reforma Francisco de Campos. Porém esse ideário vinha se desenvolvendo desde a década de vinte, com a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924.
Na década de 30, Getúlio Vargasassume o governo provisório e atende às reivindicações pedagógicas almejadas pela revolução. Assim vários intelectuais envolvidos pelas idéias de Dewey e Durkheim se aliam e, em 1932 promulgam o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,
Influenciados pelas idéias Deweyneanas, onde a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim a própria vida, esses intelectuais trazem essas ideiasadaptando-as ao contexto brasileiro. Até então, desde a proclamação da República, não se tinha um sistema de educação a altura das necessidades brasileiras e, a educação era o grande problema Nacional.
Pautados nas idéias político-filosoficos de igualdade entre os homens e o direito de todos à educação, esses intelectuais defenderam a organização estatal de ensino público, livre e aberto, capaz de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesto dos pioneiros da escola nova
  • O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA ESCOLA NOVA
  • Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova
  • manifesto dos pioneiros da escola nova
  • MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
  • O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • O manifesto dos pioneiros da educação nova

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!