Análise Documental Amor Cortês

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
O documento estudado é datado sendo do final do século XII, e se trata de um trecho de um capítulo da obra de André Capelão: Tratado do Amor Cortês. Dentro deste contexto, O documento tem como fiminstrutívo em parte do autor á seu amigo –Gautier – onde ele aponta alguns tópicos como no caso de dois amantes devem agir segundo o fin’amors e também á aqueles que não pertencentes a tal mútuacircunstância devem agir para libertar-se deste amor.
Á continuidade do documento o autor explica a diferença entre os pebleus e os camponeses acerca do amor cortês, que segundo Baschet contribui “Paramarcar a superioridade dos nobres e distingui-los dos dominados, cujo conhecimento do amor só pode ser vulgar ou obsceno” (BASCHET, 2006, p.120), deste modo Capelão afirma que para os camponeses oamor cortês é impossivel, de modo que os mesmos contentam-se com os incessantes trabalhos da terra, ou seja, os deveres á eles designados. Mas ao mostrar que pode ocorrer tais casos dentro deste meiorústico, e que se o homem ao ser incitado ao amor á uma mulher camponesa, que este não hesites em satisfazer os seus desejos e possuí-las à força, mas antes coagindo-as um pouco para curá-las do pudor,e dizendo isso, o autor deixa claro que não está incitando o amor dentro do meio campones, mas apenas instruindo caso este ocorra.
Porém, se o fin’amors dentro do meio nobre, onde as mulheres sãoincubidas á medir limites entre os amantes e ceder espaço, gerando experiências onde o homem tenta agradar a amada. Onde a ideia de impossibilidade do ato final (sexual) fornece essa intensidade queprolonga a relação aos pretendentes, mas esse método de amor cortês, como podemos comparar, é excluido ao mundo camponês, onde o autor aconselha á fazer exatamente o contrário, que é possuir tal amorde imediato, descartando todo o processo de elevação espiritual por parte de ambos, que é trazido pelo amor cortês de classe alta.

Temos de um lado um amor cortês, cavalheiresco, onde impõe uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do conto “amor, corte e costura” de cintia moscovich.
  • O AMOR CORTES
  • amor cortes
  • analise documental
  • analise documental
  • Analise Documental
  • Analise Documental
  • Analise documental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!