Análise do texto - a questão: o uso do território do livro o brasil: território e sociedade no início do século xxi de santos, milton e silveira, maria laura.

Páginas: 7 (1506 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Análise do texto - A questão: o uso do território do livro O Brasil: território e sociedade no início do século XXI de SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura.



`` A história do território brasileiro é, a um só tempo, uma e diversa, pois é também a soma e a síntese das historias de suas regiões. Para entendê-la no seu processo e na sua realidade atual, um esforço de periodização énecessário.``(p.23)

Periodização:
1- Meio natural
2- Sucessivos meios técnicos
a - Brasil arquipélago
b- Meios técnicos de circulação mecanizada e inicio da industrialização
c- Integração nacional
3-Meio técnico- cientifico –informacional
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________________________________________________________________
1-Durante pelo menos três séculos o povoamento do Brasil contoucom uma contribuição relativamente baixa dos recursos de técnicas. Os portugueses chegaram e procuraram adaptar-se aos sistemas naturais, mas havia uma escassez de instrumentos artificiais. Não era somente no Brasil, mas também em todo o mundo havia esta escassez de recursos de técnicas, como por exemplo, a máquina.
Mas não podemos falar que não existia nenhum tipo de técnica, pois a intermediaçãoentre o meio e o homem é uma técnica. Então as técnicas utilizadas eram as do corpo, como de seus prolongamentos e também técnicas inventadas para melhor aproveitar os benefícios que a natureza lhes oferecia como, por exemplo, o vento, solo e vegetação.
De 1.500 á 1.530 não houve colonização efetiva no território nacional, mas apenas a exploração do pau- Brasil.
2-a- A partir de 1.530 torna-seconcreto o projeto de colonização no Brasil. Esse projeto visava explorar o litoral brasileiro através das riquezas que poderiam ser obtidas pelo aproveitamento do solo, sendo que com o passar do tempo o sistema de ``plantation`` que integrava o latifúndio, a mão - de- obra escravista e o mercado externo, passou a ser responsável pela expansão do território nacional, pela difusão de técnicas deprodução e também de máquinas que tornaram possível o desenvolvimento econômico e social no Brasil colônia, pois nas casas de engenho onde o açúcar era produzido havia uma série de atividades que envolvia a utilização de máquinas responsáveis pela obtenção do açúcar.
Um novo período vai se inaugurar com a difusão das técnicas de máquina instaladas pela atividade canavieira. Essa invenção edifusão das máquinas levaram a um novo uso do território, com isso o espaço se tornou mecanizado. Porém essa mecanização não atingiu o Brasil como um todo, foi uma mecanização incompleta. Essa mecanização levou à formação de zonas econômicas que eram voltadas para o exterior, e também levou á urbanização que teve diversas divisões do trabalho. Com isso houve o surgimento das cidades onde o governoinstalou serviços com a fiscalização. O Estado tinha como objetivo expandir e proteger as fronteiras; assegurar a coleta de impostos; manter o regime e unificar a língua, mas essa unificação política e lingüística não conseguiu eliminar o isolamento entre as regiões. Com isso o crescimento das cidades se deu de forma desigual por causa das oscilações econômicas e pelo papel político delas, então haviauma inexistência de uma rede urbana nacional.
Na segunda metade do século XIX o território e a produção se mecanizam com as usinas açucareiras; navegação e estradas de ferro. A industrialização se dá num processo lento, mas a necessidade de aumento da produção exigia a criação de novas fábricas.
b- Com a crise da cana-de-açúcar, devido à expulsão dos holandeses do litoral brasileiro e com isso aconcorrência gerada pelo comércio deste produto em outras áreas de pose holandesa, fez com que Portugal passasse a definir outras propostas para a obtenção de lucro, inicia- se assim as bandeiras e paulatinamente o ciclo do ouro, capaz de tornar Vila Rica em Minas Gerais o centro das atenções econômicas, passando o Brasil a contar com atividades ligadas ao mercado interno. Nesse período á um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha dos capítulos x e xi do livro “o brasil: território e sociedade no início do século xxi”, de milton...
  • RESENHA Por: Me. Madalena C. D. Fonseca.1 Obra: SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no inicio do...
  • Brasil: Território e sociedade no início do século XXI
  • O brasil: território e sociedade no inicio do século xxi.
  • Fichamento do livro o brasil: território e sociedade no início do século xxi.
  • Resenha do livro: o brasil: território e sociedade no início do século xxi
  • o brasil territorio e sociedade no inicio do sec XXI
  • Capitulo XIV do livro: O BRASIL: TERRITÓRIO E SOCIEDADE DO SÉCULO XXI.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!