Análise do texto A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos culturais

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
Análise do texto “A inclusão de Surdos na Perspectiva dos Estudos Culturais”


O texto A Inclusão de Surdos na Perspectiva dos Estudos Culturais tem como objetivo principal apontar os resultados do estudo feito em escolas da rede pública regular de ensino, para responder algumas questões relativas à inclusão dos surdos no ambiente escolar, também tem como objetivo analisar sob a ótica dosEstudos Culturais as concepções subjacentes à inclusão.
Não basta incluir os alunos surdos nas salas de aula junto com os alunos ouvintes se não houver um cuidado especial em promover movimentos pedagógicos curriculares na escola que de fato envolvam todos os alunos, respeitando suas diferenças. Isso sim é inclusão, todos os alunos juntos interagindo entre si, e compartilhando suas diferentesculturas.
A pesquisa foi realizada em escolas da rede pública regular de ensino da cidade de João Pessoa – PB, com o objetivo de investigar o processo de inclusão dos alunos surdos.
O termo integração tem origem no termo latim integratio. Trata-se da ação e efeito de integrar ou integrar-se. Constituir um todo, completar um todo com as partes que faltavam ou fazer com que alguém ou algo passe apertencer a um todo.
Esse termo era usado basicamente para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, porém hoje sabemos que é preciso mais do que colocar esses alunos especiais com os outros para que realmente haja a integração de todos.
O critério fundamental para o desenvolvimento pedagógico adequado das pessoas surdas é a Língua de Sinais. O intérprete de Librassana um enorme problema comunicativo do ambiente escolar, onde se encontra alunos ouvintes e surdos, e professores ouvintes. Reformas curriculares são algumas das iniciativas necessárias para atender a este critério.
A inclusão é um tema bastante complexo porque o ingresso do surdo em escolas regulares não garante que o aprendizado seja satisfatório. É preciso mais do que isso, e é aí que entra adiscussão curricular que se articula em torno de dois principais fatores: O das políticas educacionais e o das discussões teóricas.
Nas políticas públicas educacionais o que se observa é que as propostas educacionais direcionadas para surdos não tem contribuído para seu pleno desenvolvimento, apresentando uma série de limitações advindas em grande parte da falta de adaptação curricular. Sugere-seque professores, alunos e pais devem ser vistos como decisores políticos, não ficando as escolas circunscritas a administrações centralizadas.
Nas discussões teóricas questiona-se as teorias curriculares tradicionais, surgindo uma diversidade de perspectivas no campo, tais como:
A perspectiva da ação dialógica, em que o indivíduo recupera o direito de se pronunciar perante o mundo, sai da culturado silêncio, cria e recria novos contextos e descobre que tem e faz história, essa perspectiva respeita as diferenças e tem a percepção da importância do outro na formação do eu, pois ninguém se educa sozinho.
A perspectiva dos Estudos Culturais redefiniu o significado de cultura, conhecimento e currículo. Representa um espaço em que o tema surdez pode e deve ser discutido, os conceitos deidentidade e diferença amplamente problematizados.
Assim, a discussão curricular passa a se dar de uma forma mais apropriada, respeitando e entendendo que o surdo tem sua própria cultura, e que é preciso saber trabalhar com isso para que eles realmente sejam incluídos no ambiente escolar.
O estudo foi realizado em três escolas públicas regulares de ensino, sendo duas de ensino fundamental e uma deensino médio. Doze alunos participaram do estudo. Os dados foram obtidos através de entrevistas com roteiro preestabelecido.
As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. A análise de dados serviu de condução do processo descritivo.
A pesquisa revelou a importância do intérprete em sala de aula, sem ele a comunicação fica restrita a mímicas, um pouco de leitura labial, e as vezes chega...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos culturais
  • A Inclusão de Surdos na Perspectiva dos Estudos Culturais
  • A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos culturais”.
  • A Inclusão de Surdos nas Perspectivas Culturais
  • A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos cultuais.
  • TRABALHO 1 A Inclus o De Surdos Na Perspectiva Dos Estudos Culturais
  • As perspectivas atuais para a inclusão de alunos surdos
  • A perspectiva dos estudos culturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!