Análise do relatório da administração e notas explicativas da usiminas

Páginas: 12 (2909 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
Universidade Federal de Viçosa

Centro de Ciências HUMANAS, LETRAS E ARTES.

Departamento de ADMINistração e COntAbilidade

Estudo Dirigido sobre políticas Contábeis Evidenciadas nos Relatórios da Administração e Notas Explicativas

Trabalho elaborado para as exigências da disciplina CCO 103 – Contabilidade II, ministrada pela professora: GislaineAparecida da Silva Santana; escrito por: Elton Tadeu da Silveira – 53668, Helio César Cardoso - 66785 e Robson Luciano Catarino - 66790.

Viçosa
Maio de 2011
Sumário:

1. Introdução (A organização Usiminas) 3
2. Análise do Relatório da Administração 5
3. Análise das Notas Explicativas 8
4.Bibliografia 12

1.Introdução (A organização Usiminas)

A organização Usinas Siderúrgicas deMinas Gerais S/A ou Usiminas, pertencente ao Sistema Usiminas, que tem como forma de administração, uma Holding que é uma forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo.
A Usiminas em si é uma empresa do setor siderúrgico líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados principalmente aos setores de bens decapital e de bens de consumo da linha branca (eletrodomésticos como geladeira por exemplo), além da indústria automotiva.
Foi fundada em 25 de abril de 1956 em Coronel Fabriciano, no que viria a ser o Vale do Aço em Minas Gerais, gerada como uma empresa estatal do Plano de Desenvolvimento do governo Juscelino Kubitschek com o apoio do capital e da tecnologia japonesa.
. Na década de 70, épocado milagre brasileiro em que a economia se mostrava em franco crescimento coube à Usiminas desempenhar um papel fundamental neste processo, ficando responsável pelo fornecimento do insumo básico para a reativação da indústria pesada – naval, automobilística e de construção civil. Em 1971, capacidade de produção alcançou 1 milhão de toneladas de aço ao ano. Isso garantiu sua passagem para trêsnovas fases de expansão, capacitando-a, ao final da década, a produzir 3,5 milhões de toneladas anuais.
Tornou-se a primeira estatal privatizada em 24 de outubro de 1991 pelo então presidente Fernando Collor de Mello. Em maio de 2005 a Usiminas - lider do Sistema Usiminas concluiu a operação de fechamento de capital da Cosipa (Cubatão - SP), que passou a ser sua subsidiária integral. Dessa formaambas as empresas dividem uma única diretoria, aumentando o processo de integração, chegando a uma capacidade de produção estimada em cerca de 9,5 milhões de toneladas de aço/ano.
Ainda em 2005, a Usiminas anunciou sua participação, em conjunto com o grupo Techint, em uma grande empresa siderúrgica denominada Ternium, destinada a controlar as empresas Siderar (Argentina), Sidor (Venezuela) eHylsamex (México).
No ano de 2008, a Usiminas, que ao longo de toda a sua trajetória investiu no aprimoramento da sua capacidade produtiva, no aumento da produtividade, na formação de parcerias estratégicas e na gestão do seu negócio - o aço, passou a trabalhar com 50 % da sua capacidade produtiva, dispensando 700 (setecentos) trabalhadores efeito das fusões e a crise financeira mundial.
Osprincipais acionistas do grupo são a Nippon Usiminas Co. Ltd. (19,4%), Caixa dos Empregados da Usiminas (13,2%), Grupo Camargo Corrêa (7,6%), Votorantim (7,6%), Bradesco (2,6%) e Banco Real (1,9%), que compõem o bloco de controle, e a Companhia Vale do Rio Doce (23%) e a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ (14,9%).
As suas empresas coligadas e controladas atualmente são: aMineração Usiminas, resultado da sociedade entre a Usiminas e a japonesa Sumitomo Corporation responsável pela extração do minério de ferro, a Usiminas Mecânica, responsável pela produção de bens de capital como Estruturas e Pontes Metálicas, equipamentos Industriais, montagens Industriais, manutenção Industrial, fundição, vagões Ferroviários e transporte do minério de ferro; a Siderurgia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Notas explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas Explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas explicativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!