Análise do plano de metas

Páginas: 4 (914 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Análise do Plano de Metas

O Brasil encontrava-se em meados da década de 1950 num dilema que envolvia a necessidade de levar adiante o processo desenvolvimentista de substituição de importações ea queda no saldo disponível das divisas internacionais. A diminuição das receitas de exportação e o aumento das importações – que determinavam o desajuste externo – contrastava com a necessidade deaumentar a entrada de bens de capital e matérias-primas para incentivar o crescimento industrial. A única solução viável para esse problema de Balanço de Pagamentos seria a entrada líquida de capitaisautônomos, a fim de manter alta a taxa de investimento e não afetar o fluxo de importações. Para tanto o governo Juscelino Kubitschek tomou como uma das medidas iniciais de seu governo a criação de umapolítica institucional para estimular a entrada de capital, mesmo que isso se desse a custo de maiores pressões no Balanço de Pagamentos.
O governo levou adiante ainda uma reforma cambial (1957),reduzindo as taxas múltiplas (de 5 para 2, a geral e a especial, que tornava certas importações mais caras), impondo tarifas ad-valorem e desvinculando recursos obtidos com os leilões cambiais(permitindo assim maior flexibilidade de gastos do setor público). De um modo geral essa reforma buscou compatibilizar a contradição entre prover a importação a baixo custo de equipamentos e matérias-primas eestimular a produção interna.
Essa determinação em levar adiante com maior fôlego o processo de desenvolvimento era evidente desde a posse do governo. Além dessas medidas de reforma cambial eestímulo à entrada de capitais, o governo JK já no início de 1956 criou o Conselho de Desenvolvimento, encarregado de elaborar o que no final do ano foi lançado como Plano de Metas, que resumia os objetivosde atuação das esferas pública e privada no estímulo ao crescimento econômico.
O Plano de Metas baseou-se nos diagnósticos elaborados por programas como o CEPAL-BNDE (1953), e da Comissão Mista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de metas
  • Plano de metas
  • Plano de metas
  • plano de metas
  • O Plano de Metas
  • Plano de metas
  • Plano de Metas
  • plano metas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!