Análise do livro o monge e o executivo

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 22 de março de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
CAMPUS MARTE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ORIENTADORA: ANGELA RASCH

ANALISE:
O MONGE E O EXECUTIVO

NOME: ADRIANO RICARDO CAPOCCI FERREIRA
CURSO: MARKETING
RA: 6814006423

São Paulo
2013

O Monge e o Executivo

O livro conta a história de um executivo de sucesso chamado John Daily. Ele se torna o mais jovem gerente geral de uma grandeempresa.
John se casa com uma linda mulher chamada Raquel, e após lutarem para ter o primeiro filho sem sucesso, decidem adotar um menino e o chamam de John Jr, e dois anos depois são surpreendidos com a gravidez de sua esposa, gerando uma menina chamada Sara. John durante sua vida tem sonhos em que lhe é dito “Ache Simeão, Ache Simeão e o ouça”.
Após alguns anos, ele começa a perceber que suavida não está mais no seu controle como pensava: na vida pessoal sua esposa diz que está infeliz no casamento e seus filhos passam por momentos de rebeldia, e na profissional a empresa passava por um movimento sindical e seu chefe achava que o gerenciamento de John não havia sido bom o bastante para evitar os problemas. Raquel então resolve pedir a ele que se consulte com o Pastor da Igreja, Johnnão gosta muito da idéia por não ser tão religioso, mas disposto a salvar seu casamento decide aceitar o conselho e o pastor lhe sugere que se afaste por uns dias da profissão para colocar uma ordem na vida e pede para participar de um retiro num desconhecido mosteiro chamado João da Cruz, próximo ao lago de Michigan. John ouve tudo sem grande interesse até que o pastor comenta que o lendárioLeonard Hoffman é um dos frades. Decidido a salvar sua familia e a vida profissional ele parte para o Mosteiro.
Ao chegar ao mosteiro João da Cruz, John é recebido por um padre chamado Peter, que lhe explica a programação e descobre que Len Hoffman será o responsável pelo curso de liderança, e já indo para seu quarto é informado que Len tem outro nome no mosteiro, é chamado de Simeão.
John ficaatordoado com a informação e mal dorme na primeira noite.
Após esse prólogo o livro começa com o primeiro capitulo e John e os outros se adaptam ao estilo de vida no mosteiro.
Na primeira reunião com o irmão Simeão (Len Hoffman), ele demonstra ser uma pessoa respeitosa, humilde e disposta a passar todos os seus conhecimentos e a receber também, dizendo inclusive não ter todas as respostas e queaprenderiam muitas coisas juntos, esta já é uma grande característica de liderança, compartilhar conhecimento e ajudar os outros a crescerem dentro do ambiente em que atuam. Inicialmente é tratado o tema sobre diferença de poder e autoridade: com autoridade, é possível que os empregados façam a função de bom grado, com vontade e consequentemente com grandes chances de sucesso, pois eles confiam etem respeito pelo líder. Usando de poder, acaba-se coagindo ou forçando o funcionário, pois é usado a importância do cargo e assim sendo o poder que tem dentro da empresa.
Por isso é importante um bom relacionamento com as pessoas para que haja o respeito e autoridade, pois com o poder mais cedo ou mais tarde o funcionário fica insatisfeito e pode optar por ter atritos ou sair da empresa.
É faladotambém sobre a diferença de gerenciar e liderar, que o líder lidera pessoas e o gerente gerencia coisas.
A importância e as responsabilidades do líder também são citadas, sobre os impactos que o líder pode causar na vida dos liderados, que devem ser incentivados a trabalhar de forma voluntariosa, com amor e satisfação para atingir os objetivos trazendo beneficio para todos.
É dito que um bomlíder deve ter habilidade e influência. Habilidade é uma capacidade que deve ser desenvolvida para que haja confiança ou credibilidade, pois dessa forma os funcionários certamente terão mais confiança, é uma característica que deve ser a base Na busca para uma boa liderança.
Relacionamento também é citado, pois tendo bom relacionamento com todos, a chance de um negócio estável é maior. Grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do livro, O monge e o executivo
  • Análise do livro "o monge e o executivo"
  • Analise Critica do livro O monge e o executivo
  • Analise orientada do livro “o monge e o executivo”, de james hunt
  • Resumo do livro o monge e o executivo
  • Resumo do livro o monge e o executivo
  • Frases do Livro O Monge e o Executivo
  • Resumo do livro "O monge e o executivo"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!