Análise do Livro Macunaíma

Páginas: 8 (1803 palavras) Publicado: 21 de julho de 2014
ETEC de Itanhaém
Literatura Brasileira
Roteiro de Análise da obra “Macunaíma”
Professora Viviane Barbosa Rasga Aires

Turma: 3MIN1
Grupo: Aimée Filippini nº01
Ana Ferraz nº06
Geovanna Favilla nº17
Thiago Henrick nº36

Instruções:
Grupos com 4 alunos.
MB – totalidade das questões.
B – 04 acertos.
R – 03 acertos.
I – abaixo de 50% de acertosdas questões.

1) Expliquem o título “Macunaíma: herói de nossa gente”. Justifiquem sua resposta com base na obra.
Macunaíma é um personagem que não pode ser definido, durante a leitura do livro é possível que a dúvida “Será que ele é um herói?” chegue a mente do leitor. Ele nasce índio e negro, com o tempo torna-se branco. Em diversos momentos toma atitudes que para alguns seriam consideradasexecráveis, ao mesmo tempo existem passagens em que ele aproxima-se muito de Aquiles ou Ulisses, heróis clássicos.
Assim como o povo brasileiro, Macunaíma não apresenta um padrão, é uma mistura, não segue normas de comportamento, tem atos bastante diversos, vai pelas tendências da situação em que se encontra. O mesmo ocorre com nossa gente, que é uma grande mistura, uma colcha feita de diversosretalhos, multicolorida, multiétnica, que não segue padrões bem definidos.


2) Definam:
a) Tempo.
O tempo em “Macunaíma” causa um grande estranhamento ao leitor, pelo menos de primeiro momento. Os acontecimentos se dão de forma repentina e o tempo não é linear. Há cortes na história que dão grande velocidade a narrativa do livro, dando a impressão ao leito que ele está assistindo um filme, emque há vários cortes entre as cenas. Apesar de não linear, o tempo na obra segue predominantemente em ordem cronológica.
b) Espaço.
Há dois espaços básicos ao longo do desenrolar da trama de “Macunaíma”, que seriam a floresta e a cidade. A apresentação do espaço na obra também causa estranhamento ao leitor, uma vez que os deslocamentos geográficos são muitos e se dão de forma totalmenterepentina, e há para isso uma série de exemplos, já que o Macunaíma viaja, muda de ambiente, foge de monstros e enrascadas várias vezes durante a história, e um entre muitos é o deslocamento dos personagens da floresta para a cidade, que acontece repentinamente, através de cortes na narrativa.
c) Personagens (principais).
Macunaíma: o herói, desprovido de qualquer valor moral.
Jiguê: irmão do meio;vigoroso, sempre perde suas companheiras para Macunaíma.
Maanape: irmão mais velho; é feiticeiro.
Ci, a Mãe do Mato: companheira de Macunaíma por muito tempo. Mãe do seu filho, que morre envenenado. Ela presenteia o herói com a muiraquitã.
Sofará, Iriqui e Suzi: esposas de Jiguê que se tornam amantes de Macunaíma.
Venceslau Pietro Pietra: Piaimã, gigante comedor de gente.
Ceiuci: Caipora,esposa do gigante.
Princesa: última esposa de Macunaíma, ela o trai com Jiguê.
d) Foco narrativo.
O foco narrativo é predominantemente em terceira pessoa, e o tipo de narrador é o narrador onisciente, já que ele sabe o que as personagens pensam e sentem. Há mudanças de foco narrativo, por exemplo, em um momento do epílogo, que começa em terceira pessoa (“Tudo ele contou...”) e logo em seguida háa mudança para primeira pessoa (“...e eu fiquei para vos contar a história...”). Há essa mudança também, por exemplo, no capítulo “Cartas para Icamiabas”, cujo gênero pode ser considerado epistolar, que é narrado, também, em primeira pessoa.
e) Enredo.
Muito semelhante a diversos relatos épicos, Macunaíma pode ser considerado como uma miscelânea de variados mitos e lendas que, justapostos (emgrande parte de forma desconexa) com uma grande quantidade de ações cometidas tanto por Macunaíma como por outros personagens do livro, forjam a base para a dita rapsódia de Mario de Andrade.
Devido ao grande número de fatos ocorridos, que pelo tamanho reduzido da obra acabam tendo uma importância mais ou menos igual, é deveras difícil condensar de uma forma mais ou menos organizada o enredo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do Livro Macunaíma
  • Análise literária do livro macunaíma
  • Análise literária do livro Macunaíma
  • Análise literária livro: macunaíma
  • Análise livro macunaíma
  • Macunaíma livro
  • Livro Macunaíma
  • Livro : macunaíma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!