Análise do livro economia sem truques

Páginas: 7 (1695 palavras) Publicado: 17 de abril de 2012
O livro Economia sem Truques: o mundo a partir das escolhas de cada um explora de maneira intuitiva o ponto central da ciência econômica: como as pessoas reagem a incentivos. Esse é o ponto de partida para as mais variadas situações usadas pelos autores Carlos Eduardo Gonçalves e Bernardo Guimarães para explicar conceitos importantes da economia, como o conjunto de possibilidade de escolha, osistema de preços, falhas de mercado etc. A diferença deste em relação a outros livros que se propõem a ensinar economia está em descrever essas idéias com situações familiares para todos nós sem o uso de jargões e termos econômicos comumente utilizados pelos economistas – que desagradam amplamente os não economistas – para tentar, através delas, explicar como e por que a economia funciona da formaque funciona.

A externalidade aparece quando as escolhas das pessoas afetam outras pessoas. É assim que o texto faz a ligação entre a teoria da escolha e falha de mercado. A falha de mercado é uma das duas principais linhas de argumentação do livro, pois uma discussão recorrente é a necessidade de intervenção estatal. "O Estado precisa intervir em determinada situação?" - perguntam os autores -e a principal justificativa para a intervenção estatal é a falha de mercado. O estado regulador de mercados com problemas microeconômicos é o principal motivador da intervenção do Estado. No caso da externalidade, o Estado precisa usar algum mecanismo para controlar a poluição emitida por uma fábrica, pois a fábrica não leva em conta a poluição quando toma as suas decisões.
A partir daí, o textodedica-se a explicar vários conceitos centrais em economia. A formação dos preços é explicada com exemplos de empresas que tomam decisões baseadas nos seus custos e na elasticidade da demanda. Os preços de equilíbrio de um mercado, por sua vez, dependem da interação da oferta e da demanda. Estes dois tópicos são motivados com casos de leis que foram criadas e que têm efeitos não esperados eindesejados no equilíbrio da economia. No primeiro caso, eles citam a lei da meia-entrada obrigatória para estudantes nos cinemas e mostram como isso levou a um aumento do preço do ingresso para os não-estudantes. De fato, isso é equivalente a uma lei que obriga não-estudantes a pagarem o dobro (isso não é óbvio para não economistas ou estudantes de economia!). No segundo, eles citam a lei que eleva osalário do trabalhador no período de férias, e como esse aumento foi compensado com uma redução do salário mensal do trabalhador.
À tentativa de reduzir o preço para os estudantes sem prejudicar os não-estudantes e de elevar o salário do trabalhador com uma lei, sem alterar as condições da oferta e da demanda, os autores dão o bem humorado nome de economágica. Economágica seriam leis ingênuas,com objetivos em geral distributivos entre grupos da sociedade, que assumem que o sistema econômico não se ajusta a novos ambientes. Essa é a outra principal linha de argumentação da obra. A intervenção do governo em mercados problemáticos e a economágica (também uma intervenção do governo) guiam boa parte da discussão do livro.
O texto não segue a ordem tradicional da apresentação dos tópicos delivros de economia; os assuntos aparecem sem uma ordem clara, mas se apóiam em conceitos desenvolvidos nos capítulos precedentes. A relação entre o desenvolvimento tecnológico e o crescimento econômico é explicada através da história do desenvolvimento agrícola e industrial através dos séculos. Esse ponto enfatiza que o desenvolvimento tecnológico não gera desemprego, apesar de haver ajustessignificativos no curto prazo. Esses ajustes muitas vezes dão origem a grupos que se opõem à adoção de novas tecnologias.
Um capítulo é dedicado a explicar o funcionamento do sistema de preços, ou ‘como o sistema de preços regula a economia’. A história apresentada no livro é a seguinte: um jornal dinamarquês publica uma charge considerada ofensiva ao profeta Maomé, gerando indignação no mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha sobre o livro economia sem truques
  • Economia sem truques
  • resenha dos capitulos do livro o mundo sem truques: a economia apartir das escolhas de cada um
  • economia
  • O Livro da economia
  • O livro da economia
  • livro da economia
  • ANÁLISE DO LIVRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!