análise do lago igapó

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
ANÁLISE DA PRESENÇA DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS ÁGUA DO LAGO IGAPÓ DO MUNICÍPIO DE LONDRINA- PR

VENANCIO, M. M1.; FIORI, B. C1.; DA SILVA, C. V2.
1 Acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Apucarana
2 Mestre e docente da Faculdade de Apucarana

RESUMO

Através da análise de duas amostras coletadas em quatro pontos um em cada segmento do lago com a mostra emduplicata em toda a extensão do Lago Igapó, na cidade de Londrina, Pr, será avaliado a qualidade da água. O aparecimento destes coliformes no decorrer da análise será um indicador de que a água do Lago pode afetar a saúde dos visitantes que de alguma forma tem contato com esta água, estando suscetíveis a adquirir doenças provenientes desses microorganismos.
PALAVRAS-CHAVE: água, qualidade, coliformesABSTRACT

Through the analysis of two samples collected at four points one in each segment of the lake with the show in duplicate to the fullest extent Igapó Lake in the city of Londrina, Pr, is evaluated water quality. The appearance of these coliforms during the analysis will be an indicator that the water in the lake can affect the health of visitors who somehow have contact with this water,being susceptible to acquiring diseases from these microorganisms.
KEYWORDS: water, quality, coliforms

INTRODUÇÃO

O Lago Igapó é subdividido em quatro lagos, sendo que o Lago 1 (figura A) fica situado na região dos bairros: Lago Parque, Parque Guanabara, Petrópolis, Caiçaras, Colonial e Igapó; o Lago 2 e aterro: bairro Gleba Fazenda Palhano, Lima Azevedo, Parque Guanabara e ParqueResidencial do Lago; o Lago 3: Jardim Presidente e Universitário; e o Lago 4: bairro Hedy e Jardim Tókio.
Este Lago é utilizado pelos habitantes da respectiva cidade e das cidades vizinhas como ponto turístico e forma de lazer, tendo se tornado cartão postal da cidade, pouco tempo após a sua realização.
A população acaba utilizando o lago muitas vezes para prática da pesca e até mesmo natação,sendo que é notável que esta água é imprópria para o consumo devido sua poluição, o que pode acarretar doenças causadas por microrganismos, afetando diretamente a saúde daqueles que mantém algum tipo de contato direto ou não com esta água contaminada.
A partir da revisão de trabalhos de JACOB (2013), CUNHA (2010), LORENZO (2011) entre outros, já realizados envolvendo a análise desta água, éinquestionável a presença de coliformes fecais. Eles atuam no organismo humano e de animais causando gastrenterites leves ou mais graves se ingeridos através de água e/ou alimentos contaminados, como por exemplos nadando nesta água ou praticando a pesca de peixes que habitam este local sendo para o consumo próprio.
Na água de rios e lagos localizados em perímetros urbanos, é visível os problemas que,podem estar relacionados a poluição como: o assoreamento; a contaminação devido ao despejo ilegal de efluentes residuais gerados por indústrias, comércios e residências; eutrofização a partir da fertilização excessiva da água por recebimento de nutrientes como o nitrogênio e o fósforo, causando o crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas; e a acidificação que ocorre a diminuição do pH, comodecorrência da chuva ácida ou efluentes ácidos, que contribui para a degradação da vegetação e da vida aquática, segundo JACOB; JUNIOR; CARVALHO (2013).
Com a análise de amostras coletadas no Igapó, será possível avaliar o nível de contaminação desta água, ou seja, quais os microorganismos que podem ser encontrados na mesma, confirmando a presença de coliformes fecais, e ainda descrever a formacom que eles podem interferir na saúde pública.


REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Com a delimitação dos locais pré-determinados já realizados (figuras B, C, D e E), as coletas serão realizadas onde uma amostra será colhidas em cada um dos quatro pontos, em garrafas de plástico com capacidade para 500 ml, esterilizadas em autoclave, mergulhadas em uma profundidade de cerca de 30 cm com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Lago Igapó e seu principal afluente.
  • Presunção de coliformes fecais no lago igapó através da análise microbiológica da água
  • Contaminação dos lagos igapó em londrina-pr
  • Analise de planctons do lago paranoá
  • Análise de Marketing do Hotel Brisas do Lago
  • Análise microbiológica da água do lago da serra da cantareira
  • analise sobre o que o peixe pacu come no lago do cuniã
  • lago

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!