Análise do gênero reportagem

Páginas: 2 (455 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Análise do gênero - Reportagem
Pressupõe-se para a produção de uma reportagem, sobretudo o contexto (para se ter uma ideia clara da rede de acontecimentos), os antecedentes (para resgatar no tempoas origens do problema), o suporte (enquetes, pesquisas, entre outros, com intuito de dar sustentação) a projeção (criando um cenário hipotético para prever seu alcance no futuro) e o perfil (que é ahumanização do fato). Seus principais veículos de circulação são: a revista (primeiro veículo para a reportagem com a criação revista Time), o jornal (que produz reportagens em tiragens mais rápidas,diárias), o rádio (que se vale das diferentes impostações vocais para direcionar a compreensão e a intencionalidade da notícia), a televisão (que tenta reconstituir os fatos por meio semiótico) erecentemente o livro (levanta de maneira mais extensa o fato).
Quanto à forma, a reportagem é definida pelo conteúdo que é sempre factual e corresponde ao real, a verossimilhança e a veracidade sãofundamentais. Além disso, mobiliza outros sistemas simbólicos demais da comunicação linguística, projeto gráfico, ilustrações, charges, fotografias, entre outros. A linguagem é formulada a partir decombinações que circulem pela linguagem coloquial (para ser compreendida pelo maior número de leitores), mas sempre combinações que são aceitas no registro formal, demonstrando uma busca de equilíbrio entreformal e informal. Formal para dar credibilidade, informal para criar um contrato de comunicação, empatia. Isso obriga, quase sempre, o uso de terceira pessoa na narrativa, aqui ainda cabem ressalvaspara coesão, coerência, precisão, exatidão e clareza.
Não sendo um critério baseado em sua estrutura suficiente para categorização, utilizamos, portanto, um critério semântico, em que pelo sentidodeterminamos o estilo de sua categoria. A reportagem é uma tentativa de racionalizar a notícia elevando-a a um papel de testemunha ocular dos fatos na mesma medida em que age como o narrador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da reportagem
  • Análise de Reportagem
  • Analise de reportagem
  • Análise da Reportagem
  • analise de genero
  • Análise de genero
  • Análise de reportagem
  • ANÁLISE DE REPORTAGENS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!