Análise do filme o germinal

Páginas: 8 (1875 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DO FILME “O GERMINAL”

Parte 1 – Ficha técnica e Apresentação do resumo do filme
1.1 – Dados Técnicos
Título do Filme Original: Germinal
Título em Portugues: O Germinal
Equipe Técnica: Um filme de Claude Berri
Direção: Patrick Bordier
Elenco Principal: Renaud
Jean Carmet
Judith HenryJean-Roger Milo
e “Gerard Depardieu”
Produção: Bodo Scriba
Cenário: Claude Berri
Arlette Langmann
Imagem: Yves Angelo
Musica: Jean-Luis Roques
Alunos do primeiro período do curso de Ciências Contábeis, trabalho da disciplina Fundamentos da Administração, orientado pela Professora Mestre Sandra de Lourdes Gonçalves.
Parte 2 – Analisar o filme sob os antecedentes Históricos daAdministração
No filme “O Germinal” podemos ver influências das teorias de alguns filósofos como Thomas Hobbes que defendia que na ausência do governo, os indivíduos tendem a viver em guerra permanente e conflitos intermináveis para obtenção de meios de subsistência. O governo investido do poder a ele conferido, impõe a ordem, organiza a vida social e garante a paz. Porém, muitas vezes o Estadoameaça a liberdade dos cidadãos.
Mas sem dúvidas a maior influência é de Karl Marx e suas teorias anti-capitalistas, e da luta de classes históricas e da mais-valia. No Manifesto Comunista, afirmam que a história da humanidade é uma história da luta de classes. Homens livres e escravos, patrícios e plebeus,
nobres e servos, mestres e artesãos, em uma palavra, exploradores e explorados, sempremantiveram uma luta, oculta ou manifesta. Marx afirma que os fenômenos históricos são o produto das relações econômicas entre os homens.
A influência da Igreja Católica – No filme vemos um traço da organização da Igreja, a hierarquia tendo o poder executivo concentrado em uma única pessoa.
A influência da organização Militar – as escalas hierárquicas, com os capatazes controlando as forçasoperárias.
Os economistas liberais abordavam a teoria da mais-valia que é tratada no filme. Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx, muitas vezes não concordavam com as teorias um do outro, mas todos entendiam que o capitalismo busca o lucro excessivo, em detrimento à qualidade de vida dos trabalhadores. Onde os operários ganham salários injustos pela quantidade de horas trabalhadas.
A cena que ilustra estarealidade é o dialogo no bar entre Étienne Lantier, o personagem principal e o dono do bar quando falam da injustiça contra os trabalhadores sofrida nas empresas, com salários de fome e as formas de trabalho indignas e da Associação Internacional dos Trabalhadores, a qual Karl Marx foi um dos fundadores, informando que a Associação ia muito bem e que pela primeira vez os trabalhadores do mundotodo iam se reunir para lutar contra os patrões. Étienne, fez duas observações: “Um operário não é nada, unido, é uma força” e “É preciso construir um mundo com mais justiça. Legalmente.”



2.1 – Síntese ou sinopse pedagógica:
O Germinal é um filme baseado no romance de d’Emile Zola, a grande idéia que o filme nos apresenta é a revolução industrial dentro do capitalismo no século XIX, asociedade vivia um cenário de grande desigualdade, dividida entre a burguesia e o proletariado, uns ricos demais e outros viviam em extrema pobreza.
O diretor utilizou elementos cênicos como a indústria de carvão com máquinas a vapor, no século XIX cujos operários trabalhavam em condições sub-humanas, no início do filme mostra um senhor que trabalhava desde os 8 anos de idade nas minas e aos 58 anosestava aposentado com problemas de saúde, tendo uma reserva de carvão dentro de seu organismo e ainda mostra crianças trabalhando nas minas para ajudar no sustento da casa. Também mulheres vivendo subjugadas, trabalhando em serviços pesados como homens. Todos trabalhando sem a mínima preocupação com a segurança.
A arrogância, a ganância e o total descaso dos burgueses diante da miséria dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do filme Germinal
  • Análise do filme 'Germinal'
  • ANÁLISE FILME GERMINAL
  • Análise sobre o filme Germinal
  • Análise filme Germinal
  • Analise critica do filme germinal
  • Análise sociológica do filme: O Germinal
  • Analise filme germinal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!