Análise do filme "Meu nome é Rádio"

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
Ficha técnica e Sinopse

O filme “Meu nome é Rádio” assim entitulado em língua portuguesa é na realidade conhecido por “Radio”, nome do personagem central. O longa de gênero dramático foi lançado em 2003 nos Estados Unidos com duração de 109 minutos com destaque à quatro importantes atores que fazem os papéis de protagonistas e secundários importantes. É preciso sinalizar, contudo, que paraser possível um trabalho sob a ótica de liderança é necessário analisar o filme considerando o seu contexto sociocultural para que assim a crítica dos comportamentos observados possam estar mais próximos de uma fidedignidade.

No elenco principal há dois personagens centrais, o primeiro deles é o ator estadudinense Cuba Gooding Jr que faz o papel de Radio, um jovem negro com uma deficiênciacognitiva não diagnosticada, que caminha pelas ruas na maior parte do tempo sozinho e com um carrinho de compras ao som de um velho rádio. Ele tem um grande fascínio por músicas cantadas por cantores negros, a maior parte delas pela gravadora Motodown. Curioso pelo time de futebol americano em que na película retrata o seu interesse diário de acompanhar os treinos, acaba despertando o interesse dotreinador do time.

Outro personagem principal é Harold Jones, interpretado pelo ator estadudinense Ed Harris, que é o diretor geral de esportes do colégio de ensino médio Hanna High School e treinador do time de futebol americano à epoca do outono. O técnico Jones era um homem acostumado a viver buscando resultados significativos para o time do seu colégio e deixava de lado sua família atéconhecer Radio que modificou a sua visão de prioridades.

O técnico, como um bom líder, demonstra ter capacidade para observar tudo a sua volta, sendo que em um destes momentos passa a reparar a presença constante de Radio acompanhando seus treinos, assim como, demonstra como líder a sensibilidade de analisar o comportamento do outro que é o ínicio do seu relacionamento com Radio ao perceberdurante uma brincadeira de seus alunos, o rosto amedontrado do jovem que lhe desperta emoções antigas e que o faz, realizar um processo de transferência emocional com Radio, pelo motivo que só será revelado no final do filme e, exclusivamente em uma conversa que o técnico irá ter com sua filha.

Embora não sejam protagonistas, é preciso destacar a importância de outros personagens, tais comoLinda, a esposa do técnico, interpretada pela atriz judia, Debra Winger, que cobra atenção do marido à filha Mary Helen que logo estará saindo de casa cuja vivência tem sido negligenciada pelo marido antes por causa do futebol e depois pelo momento de dedicação com Radio e também pela Diretora do colégio, interpretada pela atriz estadudinense Alfre Woodard.

Pode-se perceber que a Diretora porser negra e detentora de um cargo de alto prestígio em uma sociedade americana vivendo a década do individualismo e sofrendo com os escândalos políticos do caso Watergate e com a possível eleição de Jimmy Carter como presidente, um candidato que afirmara não precisar de nenhum voto negro para ser eleito, agia de forma cuidadosa ao lidar com a relação crescente do técnico Jones e Radio,principalmente quando recebe a visita do Conselho de Educação da cidade.

Tendo discorrido um pouco sobre o filme, esse trabalho irá se deter à análise do fator liderança presente nesta película. Por motivo de escolha, aponta-se que o técnico Jones será o líder em que esta análise irá se focar, entretanto, nem toda pessoa que possui um cargo considerado de liderança exerce com um perfil de líderesperado como retratado pelo filme. Pois, ao observar a conduta da Diretora, ela possuía dificuldade de se manter na sua posição de líder ‘legalizada’ ao deixar-se influenciar pelo pai de um aluno, tendo inclusive feito uma reunião numa barbearia ao invés de seu próprio ambiente de trabalho.

Pelo senso comum acredita-se que líder é uma pessoa inspiradora, nascida com um dom e talento divino de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do filme "Meu nome é rádio"
  • Analise do filme meu nome é radio
  • Analise do filme meu nome é radio
  • Analise do Filme: Meu nome é Radio
  • Analise behaviorista do filme meu nome é rádio.
  • Analise do filme- Meu nome não é radio
  • analise filme meu nome é radio e educação inclusiva
  • análise cenas filme Meu Nome é Radio(Behaviorismo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!