Análise do filme Don Juan De Marco

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014
ANÁLISE DO FILME DON JUAN DE MARCO
O FILME:
Don Juan DeMarco (1995) é um jovem de 21 anos que acredita ser o famoso conquistador Don Juan DeMarco. O enredo se inicia com a ameaça de um suícidio do personagem, mas antes de tirar a própria vida, ele vai em busca daquela que seria a última conquista de sua vida. Logo após conquistar e ter relação sexual com uma mulher que ele conhece em um hotel,ele se dirige a uma construção decidido a pular de cima da obra, no entanto, o local é logo povoado por várias pessoas, entre eles: policiais, curiosos, bombeiros e um psiquiatra que também é analista (Dr. John Mickler). E é este último que se dispõe a conversar com Don Juan, mas ele diz que só morreria pela espada de Don Francisco Del Silva e é nesse momento que o psiquiatra entra na fantasia dorapaz e diz que tem um grau de parentesco com essa pessoa e que seu nome é Don Octavio Del Flores e a partir disso, o jovem aceita a ajuda do analista e, então, não comete o suicídio. A partir disso, ele é dirigido a um hospital psiquiátrico, do qual Dr. Mickler é um dos psiquiatras, e começa a ser tratado através de psicoterapia e sem o uso de medicamentos, já que o médico não via necessidade emmedicar o paciente. Há discussões de casos, mas o psiquiatra sempre tenta amenizar o quadro de seu paciente.
No decorrer do tempo, fica nítido que a relação terapêutica existente entre Don Juan e seu analista começa a ficar indissociada e Dr. Mickler chega a afirmar que estava sendo afetado pelo paciente, isso pode ser explicitado na relação do médico com sua esposa, ele começa a ouvir os relatosamorosos de Don Juan e passa a repensar o seu casamento, sua esposa chega a estranhá-lo com sua proximidade e suas tentativas de reconquistá-la. Havia outros psiquiatras no hospital e eles passaram a não concordar com o tratamento que Dr. Mickler estava submetendo o jovem conquistador, pois o médico não acreditava que seu paciente estava tendo delírios, e por isso não concordava em medicá-lo. Ahistória que o rapaz conta ao seu analista gira em torno de suas conquistas amorosas e de sua história familiar. Ele dizia ter nascido no México, e que seu pai era um dançarino famoso. Uma das primeiras cenas que ele descreve data de sua tenra infância quando Don Juan vê sua mãe nua e esta se envergonha e se esconde atrás de uma toalha, neste momento o protagonista narra que foi a partir disso quepercebeu-se que ele era uma pessoa diferente, pois ainda criança ele já usava de sua sedução com as meninas, preocupada com isso, sua mãe providencia uma preceptora para ensiná-lo os princípios religiosos, mas ele acaba seduzindo a jovem senhora e eles acabam se envolvendo. Certo dia o marido dela, Don Afonso, flagra os dois juntos e, como forma de retaliação, ele espalha na cidade que estavatendo um caso com a mãe de Don Juan, por causa disso seu pai duela com o suposto amante da esposa, mas é vencido por Don Afonso, neste momento o rapaz assume a espada do pai e mata o rival.
Depois desse fato, Don Juan promete usar sempre uma máscara quando estivesse na presença das pessoas e sua mãe se torna freira. Já no fim, Dr. Mickler, diante da insistência de seus colegas de trabalho, medica seupaciente e este passa a contar uma história menos fantasiosa sobre a sua vida. O desfecho, então, se dá com a alta de Don Juan que coincide com o dia que o seu analista estava se aposentando, então, o médico, sua esposa e o rapaz vão passar férias juntos numa ilha.
PODEMOS COMPREENDER NO FILME:
• Técnica de abordagem
• Discussões de caso
• Enquadre de entrevista
• Vínculo terapeuta/paciente• Visão do paciente
DIAGNÓSTICO:
Em determinada parte do filme o Diretor do Hospital fala que Don Juan seria esquizofrênico, no que até então era um diagnóstico aceitável, visto que Don Juan criara um mundo imaginário com personagens que não iam além de sua mente. No entanto, ao final do filme, no julgamento, quando ele diz ter consciência de tudo como sendo uma fantasia, poderíamos trocar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do filme Don Juan de Marco
  • FREUD
  • Resenha Don Juan de Marco
  • Don Juan De Marco
  • Análise da personagem “Don Juan” de Molière
  • Don juan
  • Don Juan
  • Historia de don juan

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!