Análise do filme como estrelas no céu toda criança é especial

Páginas: 16 (3787 palavras) Publicado: 4 de março de 2012
Introdução:

Ao assistir o filme “COMO ESTELAS NO CÉU TODA CRIANÇA É ESPECIAL”, no dia 07 de Outubro de 2010, me emocionei muito e pude observar que muitos outros alunos da sala também se emocionaram. Assim que me retirei da sala de aula comecei a fazer uma reflexão sobre o papel do educador, dos pais e de todos os profissionais que trabalham na área educacional. Na relação professor aluno ealuno e aluno e nos constrangimentos que muitos alunos desde muito pequeninos passam. Qual é a importância de um educador na vida de um aluno e qual a importância do aluno na vida do professor. E como os psicólogos já formados e os que estão em formação poderiam e podem fazer na área educacional? Qual seria ou qual é o papel do psicólogo? Qual é o nosso papel como (enquanto - advérbio de tempo,portanto não cabe nesta frase!) – cidadãos? Qual é o papel da sociedade diante das crianças que estão iniciando ou que já estão em idade escolar? Fiquei fazendo estas perguntas, em silencio, para mim mesma. As cenas do filme vinham à mente a todo instante. A criatividade de Ishaam, sua capacidade de observar e imitar as pessoas, seu potencial artístico, a humilhação que seus professores e outrosalunos fizeram-no passar.
Acredito que não somente na Índia aconteçam fatos como esses mostrados pelo filme, mas em muitos outros países, mas o que me conforta e me alegra e ao mesmo tempo me fascina e faz com que eu tenha mais vontade de adquirir conhecimentos é que existem também profissionais como o professor de música de Ishaam. Profissionais que transformam não somente a vida de um aluno que temdificuldade de aprender algumas disciplinas ou que tem dificuldade de ler e escrever, mas mostram-lhe e para todos a sua volta que ele tem outros potenciais, que pode aprender e melhorar naqueles pontos em que (onde- advérbio de lugar, portanto não cabe nesta frase!) - tem dificuldade e aprendem junto com seus alunos.
Este professor, personagem do filme, mostrou para seus colegas de profissão epara a família de Ishaam que ele tinha capacidade de aprender e que ele tinha um dom artístico.

A escola é o ambiente onde o educando tem a oportunidade de vivenciar várias experiências que vão ser favoráveis ao seu aprendizado. Vigotski entende que o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito historicamente situado com o ambiente sócio- cultural onde vive.Precisamos considerar as experiências do sujeito ??? conhecimento é conscientização instrumento de formação social. Duarte (1995) afirma que o desenvolvimento na escola tem papel fundamental no processo de formação da individualidade humana, já que as práticas pedagógicas podem enriquecer os indivíduos pela mediação das objetivações genéricas para – si. Temos que ter consciência que a escola tem umpapel muito mais amplo do que transmitir conhecimento e preparar as crianças e adolescentes para o mercado de trabalho. As crianças e os adolescentes precisam aprender a respeitarem a si mesmos e às outras pessoas. Precisam perceber que assim como eles tem seus direitos também tem seus deveres e precisam respeitar o espaço do outro. A escola é um ambiente propicio para aprenderem estes conceitose adquirirem valores. Para aprenderem a respeitar as diferenças e as dificuldades de seus colegas.
Podemos ver bem claramente no filme “COMO ESTRELAS NO CÈU TODA CRIANÇA È ESPECIAL” que na primeira escola que Ishaam freqüentou seus colegas não demonstravam respeito algum por ele, já na segunda escola só com um único colega, que usava muletas, ele mantinha relação de respeito e atenção mutua. Éisso que nossas escolas precisam ensinar para crianças e adolescentes. Os professores também precisam refletir e observar seus próprios comportamentos diante dos educandos e ter consciência de que, assim como seus alunos lhes devem respeito, eles também devem respeitar seus alunos e as dificuldades que alguns alunos possam vir a ter.

Para falarmos sobre as teorias psicológicas que dão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme como estrelas no céu toda criança é especial
  • resumo do filme como estrelas no ceu toda criança é especial
  • Como estrela no céu toda criança é especial
  • Como estrelas no céu
  • Analise do filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial”
  • Como estrela no céu toda criança é especial
  • Como estrelas no céu toda criança é especial
  • Análise do filme: Como estrelas na terra toda criança é especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!