Análise do filme "agonia e êxtase"

Páginas: 3 (557 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
O filme “Agonia e êxtase” conta a história da pintura do teto da Capela Sistina por Michelangelo e todas as dificuldades encontradas nas relação entre o Papa Júlio II, que encomendou a obra ao autore o artista que é retratado como um grande gênio, porém como uma pessoa bastante geniosa também.

Esta relação entre os dois já se mostra atribulada desde o princípio, quando o Papa encomenda a obraao artista e este se nega em princípio a realizá-la, sob a alegação de ser um escultor e não um pintor. Após grandes discussões e idas e vindas, Michelangelo finalmente aceita a tarefa e inicia suaobra, o que não diminui as crises entre os dois personagens. Brigas por questões estéticas, religiosas, de dinheiro, e de datas de entrega da obra, foram bem expostas no filme.

Apesar de terem umarelação essencialmente profissional, e sobre isto não há dúvidas, pois o Papa é o cliente e Michelangelo o artista que presta o serviço, o filme deixa patente que a relação dos dois extrapola estacondição, e mostra diálogos em que os dois pareciam ser muito mais que isso. Eles pareciam confiar muito um no outro e transpareciam uma relação quase de amizade, com direto a incompreensões beirando oamor e o ódio.

É importante ressaltar que em vários momentos do filme é salientada a condição de artista já proeminente de Michelangelo. Este já não era mais considerado um artesão. Já vivia em umaépoca em que os muitos artesãos haviam mudado de status. E isso é algo notável, uma vez que foi com os renascentistas que esta idéia de artistas completos, cheios de gênio, começa a tomar corpo.

Ofilme também deixa claro, quando o Papa Júlio II resolve mostrar a obra inacabada ao público, como as artes poderiam ser motivo de elevação de prestígio para quem as patrocinasse. Ele estava em plenabatalha, em um momento difícil da mesma, mas temia morrer em batalha e também queria ser lembrado como o Papa que encomendou a pintura dos afrescos do teto da Capela Sistina. A arte era uma maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agonia e êxtase – análise crítica
  • Filme Agonia e Êxtase
  • Resumo do filme Agonia e Extase
  • Resenha do filme agonia e extase
  • Agonia e extase
  • agonia e extase
  • Agonia e Êxtase
  • Agonia e êxtase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!