ANÁLISE DO FILME: “MINHAS TARDES COM MARGUERITTE”

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CRISTINA SANDES LEITE FERNANDES



















ANÁLISE DO FILME: “MINHAS TARDES COM MARGUERITTE”













São Paulo
2014
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CRISTINA SANDES LEITE FERNANDES - 12121100723



















ANÁLISE DO FILME: “MINHAS TARDES COM MARGUERITTE”












SãoPaulo
2014
ANÁLISE DO FILME: “MINHAS TARDES COM MARGUERITTE”

1- Quais as reações manifestadas por Germain na medida em que vai “conhecendo o desconhecido”?

As reações manifestadas por Germain são de puro encantamento pelo desconhecido, onde a cada descoberta nova ele encontra a possibilidade de fazer ligações das historias dos livros com suas experiências de vida, conseguindo de verdadecompreender o que o mundo dos livros tem a dizer.
Em alguns momentos quis fraquejar por apresentar dificuldades em compreender o significado das palavras, as quais não estavam presentes em seu dia-a-dia. Por uma questão que ultrapassava a necessidade de seu cotidiano ele enfrentou suas dificuldades encontrando assim a alegria, a felicidade e o prazer por um conhecimento ao qual ele foi excluído.2- Escolham uma imagem que represente a transformação do personagem principal através da história.


































3- Quais as principais características da relação estabelecida entre Margueritte e Germain?

Além de estabelecerem vínculos de amizade verdadeira com a presença de companheirismo, cumplicidade, admiração e amor. Marguerittese torna mediadora em despertar em Germain o prazer e o encantamento pela leitura. E posteriormente Margueritte passa a ser o incentivo pela busca do saber para Germain.

4- Façam uma relação da história mostrada no filme com os conhecimentos construídos na disciplina até o momento.

O filme retrata a dura realidade das pessoas que frequentam a escola e por vários motivos são excluídas doprocesso de escolarização. Estar analfabeto, portanto significa não ter tido a oportunidade de participar do processo de escolarização, sofrendo, aprendendo com o dia-a-dia e sendo excluído pela sociedade. Realidade essa que pede remédio e reflexões de profissionais da educação que em grande parte são responsáveis pelo índice de evasão.
A relação professor e aluno em todas as modalidades de ensinodevem ser estabelecidas na troca, na interação e assim realizar a construção do conhecimento. Na modalidade da EJA deve se ter ainda mais cautela, afinal como ocorre na representação no filme do personagem Germain verifica-se sua historia de vida, seu trauma de infância pelos maltratos sofridos pela mãe e pelo professor que o colocava a exposição e que o desmotiva ao aprender. Quando encontraMargueritte ocorre a transformação dessa situação.
Cabe então uma nova visão como mostra o filme para se alcançar o sucesso na alfabetização de jovens e adultos tem que haver um constante diálogo, companheirismo, respeito e porque não dizer uma amizade e cumplicidade para juntos buscar oportunizar a mediação necessária, enquanto processo partilhado entre aluno, professor e conhecimento. Como forma demelhor lidar com os aspectos do seu cotidiano, e possibilitar a esse sujeito que assumam o papel de quem tem algo a dizer para outras pessoas ou para o mundo. Compreendendo então o significado da linguagem seja ela oral ou escrita. Constitui meios de se relacionar com os dizeres e prazeres de se ler e ouvir.
Olhar de modo diferenciado a essa funcionalidade nos permite pensar num caminhometodológico que introduzam a linguagem oral ou escrita como forma de ajudar significativa, e entender que a leitura de um livro ou um texto pode propiciar ao sujeito a compreensão de que ambos são portador da palavra do outro e do conhecimento culturalmente produzido pela humanidade, mais ele deve considerar o conhecimento já obtido para a compreensão do novo.








3- Quais as principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do filme minhas tardes com margueritte
  • Sintese reflexiva do Filme Minhas Tardes com Margueritte
  • Minhas tardes com margueritte
  • Minhas Tardes com Margueritte Resenha
  • filme nunca é tarde de mais
  • Sessão da tarde
  • Cesário Verde Analise De Tarde
  • poema de tarde analise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!