Análise do filme ‘O Discurso do Rei’

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
Análise do filme ‘O Discurso do Rei’.
Bruno Assef de Vitto
Jornalista e Publicitário

Shakespeare: O Psicólogo

“Ser ou não ser.” “Ter ou não ter.” “Fazer ou não fazer.” “Discursar ou não discursar.” “Reinar ou não reinar.” “Falar ou não falar.” “Se tratar ou não se tratar.” “Ficar com medo ou não ficar com medo.” “Gaguejar ou não gaguejar.” “Afobar ou não afobar.”
Eis as questões.
Eisque uma película baseia–se em fatos reais para colocar em cheque problemas rotineiros que assombram muitas posições privilegiadas, porém com um toque romanesco magistral.
Nunca um dramaturgo esteve presente tão intensamente e tão audaciosamente na vida de uma autoridade real, assim como Shakespeare esteve “indiretamente” para o rei britânico George VI. Depois de mais de três séculos após a mortedo romancista inglês, suas obras, incorporadas pelo especialista da fala Lionel Logue, lapidaram a preparação do príncipe para assumir o trono inglês com tanta vivacidade que lhe serviram justamente, e com exatidão, como base técnica (juntamente com outros métodos pouco ortodoxos) para corrigir falhas, tanto em sua forma mecânica de ser, como em sua personalidade.
Falhas estas que não são aceitasaté hoje, seja de integrantes da linha real ou “do resto do povo”. Nervosismo, fala introvertida, maus tratos, hesitação, medo, pressão (no caso: familiar, do governo e da Igreja), despreparo e insegurança são alguns dos defeitos explorados que compõem o sucessor mais qualificado, porém não tão perfeito assim, ao trono real. A consequência disso é a manifestação de “sequelas” graves, tais comogagueira, má locução e má elocução. A oratória, arte de discursar e a tomada de decisões, obviamente, também são prejudicadas por estes transtornos obsessivos.
Uma pergunta importante é: o que leva uma pessoa a gaguejar e ter medo de falar em público após anos de educação rígida do pai (que se saciava do medo dos filhos), de provocações debochadas do irmão e de tomar correção (leia–se punição) porser canhoto?
Hipótese: Arrisco dizer a busca pela perfeição, pela avaliação positiva, pela aprovação, pela aceitação, pela naturalidade. O fardo da preocupação, das obrigações, das responsabilidades de cumprir os deveres, de fazer as coisas do jeito certo. E, para complicar, a agravante pressão da iminente Guerra com a Alemanha.
Consequência: após anos de assédio moral por todos os lados, é dese esperar que uma pessoa desenvolva o mau hábito do pré–julgamento e hesitação perante tudo. Ou seja, o medo da má avaliação e da reprovação sobre toda e qualquer ação, escolha, decisão, uma vez que a punição é tiro certo de qualquer maneira, mesmo tendo uma locução e elocução perfeita. Hoje em dia, seria tratado como caso de bulling, já que “a vítima” tinha apenas cinco anos de idade quandocomeçou a sofrer desses assédios.
Pode–se perceber a postura rígida do rei (pai do personagem principal) com a citação: “Postura. Endireitar as costas. Encarar a coisa com audácia e olhar nos olhos.” À primeira vista, parece um conselho positivo, mas comprimido ao estado de retaliação, a punhos firmes e com entonação forte, torna–se malévolo. A nutrição desta postura garante ao príncipe uma conduta umtanto frágil, porém estável, uma vez que ele acaba por pisar em ovos, hesite muito ao pensar e falar, ter medo da decepção, ter falta de confiança, ser impetuoso, arrogante e resistente. E com justa causa, pois foi criado (leia–se preparado) para um cargo difícil, cujo fardo e peso são muito grandes.
Espremido, a única saída é a prática de certos exercícios. Benditos sejam os truques quedesenvolvemos mentalmente e fisicamente para nós mesmos e a colocação destes em uso. A primeira regra, segundo o próprio método de Logue é: “não precisa temer as coisas que temia aos cinco anos.” Esquecer.
Esqueça tudo o que você já aprendeu até agora. Jogue fora todas as coisas negativas que se acercaram dentro de nós. Fale cantando. Gesticule o básico. Não gesticule muito. Manipule. Contracene....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise psicanalitica do filme O discurso do rei
  • Técnica psicanalítica
  • Analise de técnicas psicanalitica do filme Discurso do Rei
  • Resumo Filme o discurso do rei
  • RESUMO DO FILME
  • Resumo do Filme O Discurso do Rei
  • Resenha do filme o discurso do rei
  • Resenha do filme: "O Discurso do Rei"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!