Análise do Filme Ágora (2009)

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1- Análise do Filme Ágora (2009)
O foco do filme se passa principalmente em torno da suposta vida da filósofa Hipátia e seus estudos astronômicos junto a seus discípulos. Suposta, poispor conta da destruição da biblioteca de Alexandria se perdeu muito sobre Hipátia.
Este é outro ponto abordado no filme, a intolerância religiosa da Antiguidade, que se estendeu até a Idade Média, queresultou na destruição de um dos maiores se não o maior centro de conhecimento da Antiguidade, a biblioteca de Alexandria. Isso mostra a diferença de filosofia na idade Antiga e depois na Idade Média.No contexto histórico de Hipátia, a filosofia se baseava na razão sem a necessidade de um Télos (Deus), isso é apresentado no filme de maneira mais clara quando Hipátia diz que a Filosofia é suareligião, ou seja, seu deus. Por conta disso foi condenada a morte. Na idade Média, os filósofos já não são como Hipátia, surgem filósofos teológicos, exemplo de Santo Agostinho na Alta Idade Média eTomás de Aquino na Baixa Idade Média. Os dois apesar de suas diferenças de pensamento eram teólogos e filósofos e assim utilizavam a filosofia para explicar a fé de maneira racional.
Essa é a grandediferença entre os filósofos do contexto de Hipátia, que usavam a filosofia para explicar fenômenos naturais e não procuravam mistura - lá a conhecimentos teológicos, como ocorre na Idade Média.
SantoAgostinho se baseou na filosofia de Platão, porém a distorceu ao modificar algumas de suas partes para torna-lá monoteísta e cristianizada. Esse é mais um dos aspectos que diferenciam esses filósofosda Idade Média de Hipátia. A filosofia deles não se focava em explicar e estudar os fenômenos da natureza, como fazia Hipátia e outros filósofos de seu contexto, mas se focavam na explicação de textosbíblicos usando a filosofia, buscando argumentos lógicos para isso.
Pode se concluir então, que o filme apresenta a Filosofia no contexto de Hipátia e a triste destruição da Biblioteca de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do filme Ágora (Alexandria)
  • Análise do filme Ágora
  • análise crítica do filme Ágora
  • Analise comparativa do filme “cinco vezes favela, agora por nós mesmos”
  • Uma análise do filme “Criação” (2009) – A (trabalhosa) construção da identidade
  • Filme: Ágora
  • Ágora
  • Análise comparativa entre os filmes Cinco Vezes Favela e 5X Favela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!