ANÁLISE DO FATOR CUSTO NA ESCOLHA DO MODAL DE TRANSPORTE PARA UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Páginas: 14 (3264 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
ANÁLISE DO FATOR CUSTO NA ESCOLHA DO MODAL DE TRANSPORTE PARA UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Felipe Santos de Oliveira¹,felipeoliveira.ep@gmail.com
Maurício Luís Santos Alves²,mauricioseps@gmail.com
Priscila Pereira Suzart de Carvalho3, prisuzart@gmail.com
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC1,2,3

RESUMO
O transporte corresponde a um fator-chave logístico de grande relevância na questãodos custos atrelados à gestão da cadeia de suprimentos e que, consequentemente, impacta também no prazo e qualidade de atendimento às requisições dos consumidores finais. O presente trabalho tem por objetivo analisar os custos e os tipos de cargas relacionados aos modais de transporte, os quais precisam ser avaliados e que influenciam diretamente na escolha do modal responsável pela movimentação deestoques dentro da cadeia de suprimentos. Essa pesquisa possui caráter exploratório, realizando uma revisão de literatura a respeito da gestão da cadeia de suprimentos, os fatores-chave logísticos, os principais modais de transporte e suas características, de modo que possa contribuir com informações pertinentes conferidas a cada tipo de modal e, assim, promover uma discussão a respeito daimportância da análise do fator custo nessa seleção.

Palavras-chave: gestão da cadeia de suprimentos; fatores-chaves logísticos; custos dos modais de transporte.

1. Introdução
As cadeias de suprimentos objetivam principalmente intensificar o valor percebido aos bens e serviços que são entregues ao consumidor final. Esta percepção está atrelada aos atributos que esses valorizam, sejam eles voltados àeficiência (preços baixos e competitivos) ou responsividade (capacidade de responder a demanda com lead time curto).

O transporte pode representar o elemento mais preponderante no custo logístico da maioria das empresas e possui função relevante no que diz respeito à capacidade de prestação de serviço ao cliente (FERREIRA; RIBEIRO, 2002).
A fim de que se possa planejar um sistema de transporteadequado, é preciso que haja uma visão abrangente e sistemática, compreendendo os fluxos de movimentação de toda a rede, o nível de serviço atual e o que se busca alcançar, bem como o tipo e características de carga que será transportada, fato que contribui bastante para a seleção de um modal de transporte condizente com o serviço prestado ou produto fornecido (ALVARENGA e NOVAES, 2002). Para Ballou(2001), a escolha do modal de transporte pode ser usada com o intuito de promover uma vantagem competitiva do serviço.
Dessa forma, este trabalho busca categorizar e classificar os modais de transporte nos quesitos de custos fixos e variáveis e os principais produtos que esses modais apresentam a viabilidade de movimentação para os diversos pontos na cadeia de suprimentos.
2 Metodologia
Estetrabalho é fundamentado numa pesquisa exploratória, fazendo uso de revisões de literatura a respeito do tema de estudo. A pesquisa exploratória envolve levantamento bibliográfico, analisando exemplos e estudos de caso de estudos similares ou complementares que propiciem uma melhor compreensão a respeito do problema, de modo que seja possível explicitá-lo ou construir hipóteses (SILVA, 2004). Oplanejamento deste tipo de pesquisa é bastante flexível, permitindo a consideração das mais variadas ideias e aspectos relacionados ao tema, o que possibilita ao pesquisador maior conhecimento sobre o objeto de estudo, além de poder auxiliar na condução de caminhos futuros da pesquisa (GIL, 2002).
3 Referencial teórico
3.1 Gestão da cadeia de suprimentos
Chopra e Meindl (2011, p. 3) discorrem sobre adefinição da cadeia de suprimento são afirmar que essa consiste nas partes que estão envolvidas de forma direta ou indireta na concretização do pedido de um cliente, devendo incluir desde o próprio cliente, fabricante e os fornecedores, como também os armazéns, varejistas e as transportadoras. A cadeia de suprimentos ainda possui um caráter dinâmico, uma vez que abrange um fluxo contínuo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fatores chave da cadeia de suprimentos
  • Log stica e Cadeia de Suprimentos Se o 2a Log stica e Modais de Transporte
  • A importância do Transporte na Cadeia de Suprimentos
  • ANALISE DE VIABILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTO
  • Analise e diagnostico na cadeia de suprimentos
  • FATORES CHAVES E OBSTÁCULOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
  • Fatores-chave e obstáculos da cadeia de suprimentos
  • O Transporte na cadeia de suprimentos Atividade Estruturada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!