Análise do excerto "destemor da morte "

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
Dentre os aportes que a filosofia Schopenhaueriana trouxe para o bem viver da humanidade, existe um em particular que tem significante valor filosófico, este é o conceito do "destemor da morte ".Este conceito é de muita importância filosófica, já que a filosofia é radical, quer dizer ela vai à origem ou fundamentos das coisas, neste caso a filosofia tenta por em perspectiva dois dos temas demaior interesse dos seres humanos, a vida e a morte.
O excerto "Destemor Da Morte " explica como a filosofia Schopenhaueriana pode ser analisada de duas maneiras. Uma perspectiva que esta filosofiadá é que o mundo em essência é miséria e até dor para os homens, mas a dor tem o potencial de fazer um homem perder o medo da morte e até fazê-lo valorizar ela, já que para muitas pessoas a mortesignifica descanso, paz e o fim do sofrimento terreal. Desde esta perspectiva a vida é vista meramente como o preço inevitável a pagar que terá como fim e recompensa a morte, a paz. Esta visão apresentada,pode se relacionar ao pensamento de Platão (427 a.c a 347 a.c) já que, ele acreditava que o corpo é a prisão da alma e isto pode ser interpretado mediante a filosofia de Schopenhaeur como o corporepresentando a miséria terreal, pela qual a alma deve passar até chegar á morte,que levará a alma à liberdade.
A outra perspectiva explora a vida como o meio que não necessariamente tem que sermiserável perpetuamente, mas que pode fazer do homem um ser humano lutador e isto trará como consequência a felicidade, já que a felicidade está em poder aproveitar ao máximo o caminho até chegar aodestino que para muitos é considerado final, como é o caso dos ateus e para outros é considerado o começo, como é o caso dos budistas. Está segunda perspectiva pode se relacionar com o pensamento dofilosofo Kant quem acreditava que viver uma vida feliz é uma escolha pessoal.
Em minha opinião, ambas as perspectivas apresentadas estão vinculadas inevitavelmente já que para tentar entender a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Excerto dos maias e análise
  • analise de um excerto do memorial
  • Análise do filme morte ao rei
  • Análise de Obras
  • Análise de morte e vida severina
  • Analise de Morte e vida Severina
  • Análise Quadro “a morte de Marat”
  • Análise do discuro "Liberdade ou morte"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!