Análise do discurso

Páginas: 4 (951 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
ANÁLISE DO DISCURSO

Ana Caroline de Almeida Marques 21160001
Jaqueline de Castro Silva 21160009
AEDB, Resende, RJ.


Resumo: O presente artigo visa apresentar, em linhas gerais, o que é aAnálise do Discurso (AD), bem como o seu objeto de estudo, a palavra em movimento, ou seja, a prática de linguagem. Teremos como foco também a origem da Analise do Discurso e seu percursor, MichelPêcheux.


A Análise do Discurso, de origem francesa, começou a ser difundida em 1960, porém estudos dos Formalistas Russos em 1920/30 possuem aspectos parecidos com a AD atual, já que também seperguntavam Como o texto significa? (como a AD faz), segundo Brandão.
Como o próprio nome indica não se trata da língua ou da gramática, se trata do discurso, o que tem ideia de movimento, percurso ecurso, ou seja, a prática da linguagem.
“A Análise de Discurso, como seu próprio nome indica, não trata da língua, não trata da gramática. Ela trata do discurso. E a palavra discurso, etimologicamente,tem em si a ideia de curso, de percurso, de correr por, de movimento. O discurso é assim palavra em movimento, prática de linguagem: com o estudo do discurso observa-se o homem falando.” (ORLANDI,1999, p.15)



2. A Análise do Discurso:
Considera que a linguagem não é transparente e procura detectar, então, num texto, como ele significa. Ela o vê como detentor de uma materialidade simbólicaprópria e significativa. Portanto, com o estudo do discurso, pretende-se apreender a prática da linguagem, ou seja, o homem falando, além de procurar compreender a língua enquanto trabalho simbólicoque faz e dá sentido, constitui o homem e sua história.
Segundo Orlandi a AD visa a língua funcionando para produção de sentidos e isso nos permite realizar análises além das unidades denominadasfrases, ou seja, o texto. Segundo a autora por meio da linguagem um homem transforma a realidade e a si próprio e assim constrói a existência humana, dando-lhe sentido. E essa capacidade do homem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do discurso
  • ANÁLISE DE DISCURSO
  • analise do discurso
  • analise discurso
  • Analise de discurso
  • Análise do Discurso
  • Analise do discurso
  • Analise do discurso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!