ANÁLISE DO DISCURSO REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
Resumo

ANÁLISE DO DISCURSO
REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS

Em seu texto Análise do Discurso: reflexões introdutórias, o autor Cleudemar Alves Fernandes trás em sua “Proposição” um breve comentárioacerca da falta de material para a compreensão da AD (Análise do Discurso), Fernandes cita também dados acerca de seu material, que foi editado por primeira vez em 2005, nesta nova edição o autor fazreflexões em torno de alguns conceitos básicos de caráter introdutório sobre o tema da AD, delineando caminhos com indicações de leituras para um estudo mais acurado.
Como ponto de partida Fernandesfaz a seguinte indagação: “O que se entende por discurso?” o autor menciona que no decorrer do texto serão abordados alguns conceitos primordiais da AD, e também relata outros pontos que serãotrabalhados, como por exemplo, reflexões especificas sobre a noção de sujeito discursivo, as noções de formação discursiva, de interdiscurso e o papel da memória, o entrecruzamento de diferentes disciplinas naconstituição da AD no rol das ciências da linguagem, explicação acerca de aspectos metodológicos próprios à AD. Todos os pontos estão divididos em capítulos específicos.

A NOÇÃO DE DISCURSO:Discurso, Ideologia e Efeito de Sentido

Fernandes inicia o capitulo mencionando que discurso é o objeto que a disciplina da Analise do discurso se ocupa, e questiona “o que se entende por discurso?” Oprimeiro capitulo inteiro trabalha em torno desta questão, Fernandes vai tecendo suas reflexões sobre a noção de discurso, e menciona que o objeto de estudo da Ad não é a língua, nem o texto, nem afala, mas necessita de elementos linguísticos para ter uma existência material. O autor explora também neste capitulo as noções de sentidos e de efeitos de sentidos mencionando que “integrante da noçãode discurso, encontra-se a noção de sentido, compreendida como um efeito de sentidos entre sujeitos em interlocução (sujeitos se manifestando por meio do uso da linguagem)”. Uma reflexão acerca da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do discurso: reflexões introdutórias
  • Resenha do livro análise do discurso: reflexões introdutórias
  • RESENHA DO LIVRO ANÁLISE DO DISCURSO: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS DE CALUDEMAR ALVES FERNANDES
  • Reflexões introdutórias da filosofia do direito
  • Analise introdutoria
  • REFLEXÕES SOBRE OS 4 DISCURSOS DE ARISTÓTELES NA VISÃO DE OLAVO DE CARVALHO – UMA ANALISE CRITICA
  • analise do discurso
  • Analise do discurso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!