Análise do custo do dinheiro ao longo do tempo- mat. financeira fgv pós adm

Páginas: 4 (819 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Matriz de atividade individual

Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Analisar o custo do dinheiro ao longo do tempo

Aluno: Leonora Lourenço De Mauro

Disciplina: Matemática FinanceiraTurma: MFPOS_T0172_0412

Introdução
No estudo da Matemática financeira é a disciplina que nos permite analisar as operações financeiras na tentativa de identificar as opções adequadas, ou seja,àquelas que levaram ao desempenho financeiro desejado para uma empresa. Um dos conceitos centrais para o entendimento deste tema é o custo do dinheiro ao longo do tempo. Isso significa que uma unidade devalor presente vale mais do que uma unidade de valor futuro, ou seja, devido ao seu potencial de gerar juros ao longo do tempo de acordo com o regime de capitalização escolhido, receber um valor nomomento presente não é equivalente a receber o mesmo valor em momento futuro. No regime de capitalização simples, os juros são sempre calculados em cima do valor inicial, ou seja, “a base de cálculo ésempre o valor nominal do titulo” (Kuhnen, 2012); enquanto que no regime composto os juros são calculados em cima valor inicial somado aos juros produzidos no período anterior, ou seja, formam-se oschamados “juros sobre juros” (Kuhnen, 2012).
O objetivo desta análise é explorar as vantagens e desvantagens relacionadas a cada um dos regimes de capitalização, analisando as diferenças entre eles ecomo cada um se comporta em relação aos objetivos de uma operação e frente às condições do ambiente macroeconômico.




Justificativa
A escolha do regime de capitalização é o primeiro passopara aplicarmos os recursos de uma organização na busca da otimização dos lucros e rendimentos, garantindo a saúde financeira e sucesso futuro. A literatura da área é ampla ao abordar conceitos teóricosdetalhamento da utilização dos métodos para realizar projeções de resultados futuros das aplicações, e partindo desses fundamentos é pertinente discutir e entender em que situação cada regime de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do custo do dinheiro ao longo do tempo
  • O custo do dinheiro ao longo do tempo
  • O custo do dinheiro ao longo do tempo.
  • o custo do dinheiro ao longo do tempo
  • Custo do dinheiro ao longo do tempo
  • O custo do dinheiro ao longo do tempo
  • O custo do dinheiro ao longo do tempo
  • O custo do dinheiro ao longo do tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!