Análise do conto fatalidade de guimarães rosa

Páginas: 3 (651 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Fatalidade
Guimarães Rosa

Resumo
Este trabalho analisa a contextualidade e os elementos literários inseridos no conto de Guimarães Rosa, e os fatores regionalistas de cunhofilosófico-literários expostos pelos personagens, que na busca por justiça, protagonizam uma historia surpreendente, contrapondo o poder da autoridade ao poder do homem comum.
Os recursos da linguagem popularinseridos pelo autor e todas as passagens que remetem de forma filosófica aos julgamentos de certo e errado, feita pelo homem para o homem nos levam ao desfecho trágico e fatal, esta aliás é atemática central do conto, “a fatalidade”.

Introdução
A questão filosófica explorada no conto Fatalidade e a analise da justiça das cidades do interior de Goiás, são os pontos de partida da pesquisa.Tanto o delegado quanto o personagem Zé Centeralfe debatem sobre a questão da justiça, poder e autoridade, de quem será a última ordem, quem decide quem vive e quem morre no sertão goiano.Fatalidade
O emprego da justiça no sertão goiano.

O conto contrapõe o poder da autoridade ao poder do homem comum, Zé Centeralfe e um cidadão de bem, cumpridor das leis que o regeme o encaminham, a história conta como este cidadão honesto e justo se vê no meio de uma situação complexa, submetido às leis e tematizando sobre elas e em última instância, a violência arbitráriaexistente no sertão. Esta, por sua vez, justifica o título, pois assume um caráter de fatalidade. Portanto, a fatalidade, a morte, e a justiça pela honra são o tema do conto, sem associação com ocômico, mas com o místico é o filosófico.
A história se baseia em Zé Centeralfe, e o fato de sua vida e honra serem interrompidos é perseguidos por Herculinão, o personagem chave que causa todo oalvoroço na vida pacata e correta do casal Centeralfe.
Zé Centeralfe leva uma vida pacata com sua esposa, interrompida com a chegada de Herculinão, um homem supostamente sem escrúpulos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do conto "Corpo Fechado" de João Guimarães Rosa
  • Análise do conto "A terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa
  • Conto de guimarães rosa
  • ANÁLISE DO CONTO: A TERCEIRA MARGEM DO RIO DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
  • Conto nenhum, nenhuma-guimarães rosa
  • Análise: O Espelho- João Guimarães Rosa
  • Os elementos da poesia no conto são marcos, de guimarães rosa
  • Comparação entre os contos de giovanni verga e guimarães rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!